“A eleição de 2022 se encerra com a vitória da democracia”, destaca Alexandre de Moraes
O presidente do TSE ainda destacou a diminuição nos votos nulos e brancos
30/10/2022 22h20
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, se pronunciou na noite deste domingo (30), após a divulgação dos resultados do 2º turno das eleições de 2022. Segundo o ministro, a eleição se encerra com a vitória da democracia e da sociedade, ele ainda defendeu o sistema eleitoral.
"Essa etapa das eleições de 2022 se encerra com a vitória da democracia, com a vitória da sociedade, vitória dos eleitores que compareceram e novamente eu repito: não existe país no mundo, nem nas menores democracias, mas muito menos uma democracia com 156 milhões de eleitores com mais de 124 milhões de eleitores aparecendo para votar. Nenhum país no mundo, aproximadamente três horas e meia [depois], proclama o resultado com absoluta segurança, eficiência e competência", disse.
Leia mais: Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente da República do Brasil
“Espero que a partir desta eleição, finalmente, cessem as agressões ao sistema eleitoral, cessem os discursos fantasiosos, as notícias fraudulentas e diria notícias criminosas contras as urnas. Quem novamente atestou a credibilidade das urnas foi o povo brasileiro, foi o eleitor e eleitora que vieram votar. Vieram votar porque confiam no sistema eleitoral brasileiro e confiam na Justiça eleitoral”, completou.
Moraes estava acompanhado dos ministros Cármen Lúcia, Rosa Weber, Dias Toffoli, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Luís Barroso, Edson Fachin e Ricardo Lewandowski. Os ministros André Mendonça e Nunes Marques, indicados por Bolsonaro ao STF, não compareceram ao TSE para a apuração. Os presidentes da OAB (Beto Simonetti) e do Senado, Bruno Dantas (TCU), membros do TSE e Augusto Aras também estiveram no local.
Moraes ainda comemorou a diminuição da abstenção. "É importante destacarmos que, além do maior número de candidatos da história, nos tivemos uma diminuição da abstenção dos votos no segundo turno. Diminuímos para 20,56. Houve uma diminuição nos votos nulos e brancos. Tivemos 70% do eleitorado escolhendo um presidente da República", destacou.
Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito o novo presidente da República. Lula teve 50,90% dos votos, ele concorreu com Jair Bolsonaro (PL), atual presidente, que somou 49,10% dos votos.
REDES SOCIAIS