Eleições

Após vencer Onyx Lorenzoni no RS, Eduardo Leite classifica eleição de 2022 como "atípica"

"Tenho a consciência de que a razão dos votos é diversa", afirmou o governador eleito em seu primeiro discurso após a virada


31/10/2022 09h04

Eduardo Leite (PSDB) foi eleito novamente o governador do Rio Grande do Sul. O segundo turno das eleições gerais, no qual 12 estados brasileiros conheceram seus chefes do Poder Executivo para os próximos quatro anos, foi definido na noite do último domingo (30). 

Na disputa direta, o tucano enfrentou Onyx Lorenzoni (PL) e obteve 3.391.887 votos (57,12% dentre os válidos). Seu adversário contou com o apoio de 2.545.931 eleitores gaúchos (42,88%).

Durante seu primeiro discurso após a vitória, o político classificou a eleição de 2022 como "atípica" e afirmou ter "a consciência de que a razão dos votos é diversa", tendo em vista que seu adversário é um ex-membro do Governo Bolsonaro.

Leia mais: Veja a lista de governadores eleitos no segundo turno

Políticos brasileiros parabenizam Lula e comemoram resultado

"Quero dizer ao povo gaúcho que tenho a consciência de que a razão dos votos é diversa. Esta eleição se revelou atípica pela pressão que a eleição nacional representava", declarou.

Leite tem 37 anos de idade, é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estudou gestão pública na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores gaúcha e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito ao Governo do RS, cargo que deixou em março de 2022 para tentar concorrer à Presidência da República.

No primeiro turno, Lorenzoni teve cerca de 2,38 milhões de votos válidos (37,5%), enquanto o representante do PSDB somou aproximadamente 1,7 milhão de votos (26,8%).

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças