Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução - Twitter @EduardoLeite_/ Maurício Tonetto
Reprodução - Twitter @EduardoLeite_/ Maurício Tonetto

Eduardo Leite (PSDB) foi eleito novamente o governador do Rio Grande do Sul. O segundo turno das eleições gerais, no qual 12 estados brasileiros conheceram seus chefes do Poder Executivo para os próximos quatro anos, foi definido na noite do último domingo (30). 

Na disputa direta, o tucano enfrentou Onyx Lorenzoni (PL) e obteve 3.391.887 votos (57,12% dentre os válidos). Seu adversário contou com o apoio de 2.545.931 eleitores gaúchos (42,88%).

Durante seu primeiro discurso após a vitória, o político classificou a eleição de 2022 como "atípica" e afirmou ter "a consciência de que a razão dos votos é diversa", tendo em vista que seu adversário é um ex-membro do Governo Bolsonaro.

Leia mais: Veja a lista de governadores eleitos no segundo turno

Políticos brasileiros parabenizam Lula e comemoram resultado

"Quero dizer ao povo gaúcho que tenho a consciência de que a razão dos votos é diversa. Esta eleição se revelou atípica pela pressão que a eleição nacional representava", declarou.

Leite tem 37 anos de idade, é bacharel em direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e estudou gestão pública na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. Fez mestrado em gestão e políticas públicas na Fundação Getulio Vargas, em São Paulo. Foi presidente da Câmara dos Vereadores gaúcha e prefeito de Pelotas (RS). Em 2018, foi eleito ao Governo do RS, cargo que deixou em março de 2022 para tentar concorrer à Presidência da República.

No primeiro turno, Lorenzoni teve cerca de 2,38 milhões de votos válidos (37,5%), enquanto o representante do PSDB somou aproximadamente 1,7 milhão de votos (26,8%).