O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta segunda-feira (31) com Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. Os dois se falaram por telefone. Em uma rede social, o petista contou sobre a ligação.
“Falamos sobre o fortalecimento da democracia no Brasil, a preservação do meio ambiente e a nossa vontade de ampliarmos a cooperação entre os nossos países”, escreveu.
Ontem, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, divulgou uma nota sobre o resultado das eleições.
“Parabenizo Luiz Inácio Lula da Silva por ser escolhido para ser o próximo presidente do Brasil após eleições livres, justas e com credibilidade. Espero que trabalhemos juntos para continuar a cooperação entre nossos dois países nos meses e anos futuros”.
Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT) foi eleito com 50,90% dos votos, 60.345.999 de eleitores escolheram o petista. 1.769.678 (1,43%) votaram em branco, houve 3.930.765 (3,16%) de votos nulos, e 20,59% de abstenções.
Lula venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL), o atual chefe do Executivo recebeu 58.206.354 votos, 49,10%. Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi a decisão mais acirrada da história após a redemocratização. Além disso, é a primeira vez que um presidente perde uma reeleição.
O petista ainda conversou hoje com Macron, e se encontrou com Alberto Fernández. Lula se encontrou com o presidente da Argentina em São Paulo.
Um vídeo publicado no Twitter de Fernández mostra o momento do encontro e o abraço entre os políticos. Assista:
O presidente francês Emmanuel Macron esteve em ligação com o presidente eleito para o parabenizar o resultado das eleições. Macron divulgou um vídeo com um trecho da conversa.
REDES SOCIAIS