Eleições

“Não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação”, informa OAB

Em relatório entregue ao TSE, Ordem explica trabalho de apuração do primeiro e segundo turnos e atesta integridade da urna eletrônica


08/11/2022 22h27

A Ordem de Advogados do Brasil (OAB) emitiu um documento nesta terça-feira (8) atestando a “confiabilidade e integridade das urnas eletrônicas”. O relatório sobre o andamento do primeiro e segundo turno das eleições foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

"Concluímos que não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação. Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo", explicou a Ordem.

A OAB foi um dos órgãos convidados para fiscalizar o processo eleitoral deste ano. Segunda as regras do TSE, a associação dos advogados está entre as entidades habilitadas a fiscalizar o pleito.

Além da OAB, o Ministério Público, o Congresso Nacional, Forças Armadas, partidos políticos, Controladoria-Geral da União (CGU), a Polícia Federal, a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Supremo Tribunal Federal (STF) também participaram da fiscalização.

Leia também: Lula adia PEC de Transição para Alckmin debater antes com Congresso

"Enquanto Entidade fiscalizadora, a OAB Nacional, no primeiro e no segundo turno das eleições, acompanhou a totalização dos votos, presencialmente, no Centro de Divulgação das Eleições do TSE. Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras", complementa o documento.

Ao todo, 60 integrantes, sendo 12 deles ex-ministros do Tribunal Superior Eleitoral, participaram da fiscalização.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças