A frente fria que avança sobre o estado de São Paulo provoca um cenário de instabilidade nesta sexta-feira (4). A previsão é de chuva intensa, queda de temperatura, risco de alagamentos e alerta para ressaca no litoral.
A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos para diversas regiões, incluindo a capital, litoral e interior.
Leia também: Dólar dispara após anúncio de tarifas recíprocas da China
Na cidade de São Paulo, o dia começou com estágio de atenção para alagamentos nas zonas leste e sudoeste. O aviso, válido das 6h08 às 7h, foi motivado pelas chuvas registradas desde a madrugada.
Houve precipitação forte em bairros da capital e também em municípios da Grande São Paulo, como Santo André e São Caetano. A previsão é de que as instabilidades se intensifiquem ao longo do dia, com acumulados que podem chegar a 100 milímetros até sábado (6), o que equivale a quase o total esperado para o mês inteiro. As temperaturas variam entre 19°C e 26°C.
O avanço da frente fria também afeta o litoral paulista. Segundo a Climatempo, o mar deve começar a ficar agitado ainda nesta sexta-feira. No sábado (5), as ondas podem atingir entre 2 e 2,5 metros, com picos de até 3,5 metros em alto-mar. A Marinha do Brasil alerta para o risco de ressaca em toda a faixa litorânea entre São Paulo e Rio de Janeiro, em decorrência dos ventos fortes e do avanço da massa polar.
A previsão para a capital indica céu encoberto, chuva persistente e umidade do ar elevada, chegando a 100%. A chegada do ar frio de origem polar deve derrubar as temperaturas nos próximos dias, encerrando um período de calor intenso que marcou as últimas semanas no estado.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo recomenda atenção redobrada durante a tarde e noite desta sexta-feira (4).
Leia mais: Trump diz que China “jogou errado” após anunciar tarifas contra os EUA
REDES SOCIAIS