O Roda Viva desta segunda-feira (26) recebe Guilherme Boulos, candidato à prefeitura de São Paulo pelo PSOL.
Durante o programa, o deputado federal detalha suas propostas para resolver o problema da Cracolândia, que se concentra principalmente no centro da capital.
Uma das ideias de Boulos é a criação de “CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) móveis” nas regiões onde se concentram os dependentes. A ideia surgiu em uma viagem do atual parlamentar a Bogotá, capital da Colômbia.
“Vamos montar consultórios de rua com psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos, com vários profissionais, que vão fazer uma abordagem buscativa dos dependentes químicos, pra levá-los ao tratamento. Isso integrado com abordagem social de acolhimento, de moradia e de geração de renda pra quem tiver aderindo ao processo de tratamento, com uma atuação integrada do governo municipal, estadual e federal no tema da segurança”, comenta.
Citando seu mestrado em psiquiatria na USP, que, segundo ele, envolveu o estudo de dependência química, Boulos afirma que o dependente químico “não vai até o serviço de saúde”.
“Um dependente, principalmente de crack, ele não vai até o serviço de saúde. Pegar uma senha, marcar uma consulta, isso não existe, é uma ilusão. Você tem que levar até ele”, comenta.
Ainda no tema da Cracolândia, o candidato do PSOL promete, se for eleito, realizar uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); o governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos); e com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para debater estratégias para fortalecer a segurança pública da capital paulista. A Cracolândia será uma das pautas.
“Pra ter crack sendo vendido na estação da Luz você precisa ter laboratórios clandestinos (...), você precisa de centro de armazenamento, você precisa ter uma quadrilha atuando. Isso precisa ser investigado pra não deixar a droga chegar lá”, defende.
Participam da bancada de entrevistadores Débora Freitas, âncora da Rádio CBN; Diogo Schelp, colunista do Estadão e da Rádio Eldorado; Fabio Zanini, editor do Painel Folha de S.Paulo; Raquel Landim, colunista do UOL; e Reinaldo Gottino, jornalista e âncora da Record
Roda Viva | Eleição
Os próximos entrevistados do programa serão Pablo Marçal (2/9) e Ricardo Nunes (9/9).
Debate no 1º turno
A TV Cultura realizará um debate no dia 15 de setembro, ao vivo, a partir das 22h, diretamente do Teatro B32.
Roda Viva no segundo turno
No segundo turno, a TV Cultura promoverá um Roda Viva especial com os dois candidatos que irão disputar a Prefeitura de São Paulo. O programa terá dois blocos de 25 minutos e outros dois de 20 minutos cada.
Com tempos iguais de participação, os entrevistados ocuparão o centro jornalístico de forma alternada, seguindo a ordem que será decidida por sorteio 30 minutos antes do início da edição, com a presença de assessores dos dois candidatos. No quinto bloco, permanecerão juntos no estúdio para as considerações finais.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (o antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e no Facebook.
REDES SOCIAIS