Eleições

São Paulo e Ceará lideram queixas de propaganda irregular no 2º turno das eleições

Justiça Eleitoral já recebeu mais de 700 denúncias por meio do aplicativo Pardal


24/10/2024 10h08

O segundo turno das Eleições Municipais de 2024, que ocorre no próximo domingo (27), envolve 51 municípios, incluindo 15 capitais, onde eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vice-prefeitos.

Desde o início da campanha, em 7 de outubro, a Justiça Eleitoral tem registrado um crescente número de denúncias de propaganda eleitoral irregular, com São Paulo e Ceará liderando as ocorrências.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a última terça-feira (22), foram registradas 702 denúncias por meio do aplicativo Pardal, ferramenta criada pela Justiça Eleitoral para que cidadãos possam reportar irregularidades.

Destas, 401 denúncias são direcionadas a candidatos a prefeito, 13 a vice-prefeitos, e 288 envolvem coligações partidárias. As capitais com mais registros de propaganda irregular são São Paulo, com 168 denúncias, Ceará, com 133, e Paraíba, com 122.

Leia também: Eleições 2024: não votei no primeiro turno, posso votar no segundo?

Durante o primeiro turno, em um período de 48 dias, o aplicativo Pardal registrou 88.598 denúncias em todo o país, abrangendo um total de 5.569 municípios. No segundo turno, mesmo com um número menor de cidades participando, as queixas continuam expressivas, demonstrando a vigilância ativa dos eleitores sobre as campanhas eleitorais.

O aplicativo Pardal, disponível para sistemas Android e iOS, é a principal ferramenta usada para denunciar irregularidades, seja em propagandas físicas ou digitais. As denúncias são encaminhadas automaticamente ao Ministério Público Eleitoral (MPE) e precisam ser acompanhadas de provas para serem validadas. Além disso, o Pardal também orienta os eleitores sobre o que é permitido ou proibido durante o período eleitoral e está programado para encaminhar relatos de desinformação ao Sistema de Alerta de Desinformação Eleitoral (Siade) e ao serviço SOS Voto, acessível pelo número 1491.

As denúncias mais comuns no segundo turno envolvem o uso irregular de banners, cartazes e faixas (122 ocorrências), além de irregularidades relacionadas ao uso de bens públicos (104 casos) e o uso indevido de alto-falantes ou amplificadores de som (101 registros).

Com a proximidade da votação final, a expectativa é de que o número de denúncias continue a subir, especialmente nas capitais onde a disputa pelo cargo de prefeito permanece acirrada. O Pardal segue como uma importante ferramenta de fiscalização, permitindo que os eleitores contribuam para a lisura do processo eleitoral.

Leia mais: TV Cultura tem cobertura especial no segundo turno das eleições municipais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião de pequeno porte que caiu no Vale do Paraíba tinha cinco ocupantes, mas ninguém sobreviveu

+Milionária: nenhuma aposta acerta combinação e prêmio acumula em R$ 18,5 milhões

Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 5 nesta quinta-feira (24)

Mega-Sena pode pagar até R$ 55 milhões no sorteio desta quinta-feira (24)

Chuva na Grande SP volta a causar falta de luz; Enel fala em 74 mil imóveis sem energia