Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Iain Macmillan
Reprodução/Iain Macmillan

O 12º álbum de estúdio da banda britânica The Beatles completa 51 anos de seu lançamento neste sábado (26). Levando o mesmo nome da rua em Londres, hoje um dos pontos turísticos mais procurados da cidade, o disco é considerado o quinto melhor de todos os tempos pela Revista Rolling Stone e está na lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall Fame.

Por turbulências que a banda já passava na época, o álbum acabou sendo produzido por George Martin. As gravações aconteceram entre fevereiro e agosto de 1969. Lançado em 26 de setembro do mesmo ano, o álbum chegou a vender quatro milhões de cópias em apenas três meses e liderou as paradas do Reino Unido por 17 semanas.

Entre as 11 faixas que compõem o penúltimo álbum da banca, estão os hits: Come Together, Something, I Want You (She’s So Heavy) e Here Comes the Sun.

A maioria das canções foi composta por John Lennon e Paul McCartney, mas o destaque do disco foi para as composições de George Harrison.

O disco também foi marcado pelo uso de novos recursos tecnológicos que estavam surgindo na época. Um deles foi o sintetizador Moog, que começava a ser utilizado em maior escala dentro do rock. Ele possibilitava que virtualmente qualquer som fosse gerado eletronicamente. Em "Here Comes the Sun", "Maxwell's Silver Hammer" e "Because", o sintetizador pode ser notado mais claramente. Este foi o primeiro álbum dos Beatles a ser lançado somente em estéreo, e não em mono, como era de costume até então.

A capa

Mais uma capa icônica da história do Rock ‘n’ Roll. Os quatro integrantes da banda: John Lennon, Paul McCartney, Rindo Starr e George Harrison atravessando a Abbey Road, rua londrina que ficava próxima ao estúdio onde o disco foi gravado e leva o nome do disco.

Para o registo fotográfico, o ensaio aconteceu em 8 de agosto de 1969 e a rua foi fechada para o grupo. O quê chama atenção é o fato de apenas McCartney estar descalço e estar com posição diferente das dos demais integrantes. O fato levantou diversas teorias da conspiração, alegando até suposta morte do Beatle.

O local é hoje um dos mais procurados e visitados por fãs em Londres. Afinal, todos querem reproduzir uma das capas mais famosas da música.

The Beatles

A banda de rock inglesa foi formada em 1960, na cidade de Liverpool, Inglaterra. Composta pelos músicos John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison, é considerada a banda mais influente de todos os tempos.

Foram os pioneiros em diversas metodologias e maneiras inovadoras de gravação, composição e apresentação. Os Beatles foram a primeira banda a tocar em um estádio de futebol, por exemplo.

Durante os dez anos de atividade, foram lançados 13 álbuns de estúdio. Sendo o Abbey Road, o penúltimo.

Com inúmeros prêmios e nomeações, os Garotos de Liverpool são os que mais venderam discos na história. Ao todo, são mais de 800 milhões de cópias físicas e digitais até 2013. Além disso, foram nomeados pela Rainha Elizabeth II como membros da Ordem do Império Britânico.

Os Beatles terminaram em 1970, quando Lennon decidiu sair da banda. Assim, cada um seguiu carreira solo.

Leia também: 49 anos de “Imagine”: saiba 5 curiosidades do disco eterno de John Lennon

Em outubro de 1980, Lennon foi baleado por um fã. E em novembro de 2001, Harrison morreu devido a complicações de um câncer de pulmão. McCartney e Starr seguem em atividade musical até o presente momento.