Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Atores da saga 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit' se juntaram em prol do Projeto Northmoor, campanha que busca arrecadar fundos para comprar a casa onde viveu J. R. R. Tolkien e transformá-la num centro literário.

Em um vídeo lançado nesta quarta (2) nas redes sociais do projeto, Ian McKellen (Gandalf), John Rhys-Davies (Gimli e Barbárvore) e Martin Freeman (Bilbo Baggins) falam sobre a importância da obra de Tolkien e pedem doações para preservar o local onde o autor escreveu o clássico O Hobbit em 1937 e começou a criar a rica mitologia da Terra Média. 

O material da campanha ainda conta com outras participações notáveis, como a do artista John Howe, um dos mais famosos ilustradores da obra de Tolkien, e Annie Lennox, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original com 'Into the West' de O Retorno do Rei (2003).

"Diferentemente de outros autores do mesmo calibre, não existe um centro dedicado a J. R. R. Tolkien em nenhum lugar do mundo. Ainda", escreveu McKellen em suas redes sociais. 

O objetivo da iniciativa é arrecadar U$6 milhões para a aquisição da casa, que está à venda, além da transformação em um centro cultural. "Se conseguirmos garantir a casa para os fãs, ela será reformada para que o visitante se sinta visitando o Professor Tolkien nos anos 40. No andar de cima, os quartos vão refletir as culturas que ele criou e o jardim será restaurado e terá uma beleza que deixaria o criador de Sam Gamgee orgulhoso", diz o site da campanha, fazendo referência ao jardineiro e melhor amigo de Frodo Baggins na saga.

As informações sobre o projeto e formas de doar estão no site da campanha