Atores da saga 'O Senhor dos Anéis' e 'O Hobbit' se juntaram em prol do Projeto Northmoor, campanha que busca arrecadar fundos para comprar a casa onde viveu J. R. R. Tolkien e transformá-la num centro literário.
Em um vídeo lançado nesta quarta (2) nas redes sociais do projeto, Ian McKellen (Gandalf), John Rhys-Davies (Gimli e Barbárvore) e Martin Freeman (Bilbo Baggins) falam sobre a importância da obra de Tolkien e pedem doações para preservar o local onde o autor escreveu o clássico O Hobbit em 1937 e começou a criar a rica mitologia da Terra Média.
O material da campanha ainda conta com outras participações notáveis, como a do artista John Howe, um dos mais famosos ilustradores da obra de Tolkien, e Annie Lennox, vencedora do Oscar de Melhor Canção Original com 'Into the West' de O Retorno do Rei (2003).
"Diferentemente de outros autores do mesmo calibre, não existe um centro dedicado a J. R. R. Tolkien em nenhum lugar do mundo. Ainda", escreveu McKellen em suas redes sociais.
Unlike other writers of his stature, there is no centre devoted to J.R.R. Tolkien anywhere in the world. Yet. @ProjNorthmoor https://t.co/pzMg8Yk2t2 pic.twitter.com/jx2r5MVbcw
— Ian McKellen (@IanMcKellen) December 2, 2020
O objetivo da iniciativa é arrecadar U$6 milhões para a aquisição da casa, que está à venda, além da transformação em um centro cultural. "Se conseguirmos garantir a casa para os fãs, ela será reformada para que o visitante se sinta visitando o Professor Tolkien nos anos 40. No andar de cima, os quartos vão refletir as culturas que ele criou e o jardim será restaurado e terá uma beleza que deixaria o criador de Sam Gamgee orgulhoso", diz o site da campanha, fazendo referência ao jardineiro e melhor amigo de Frodo Baggins na saga.
As informações sobre o projeto e formas de doar estão no site da campanha.
REDES SOCIAIS