Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Uma tela pintada por Tarsila do Amaral (1886-1973) há quase 100 anos é a obra de arte mais cara do país. Vendida por R$ 57,5  milhões, 'A Caipirinha' vale dez vezes mais que a recordista anterior.

O quadro mostra um retrato estilizado do campo, construído com linhas retas e formas geométricas. No fundo, as casas, a cerca, a figura feminina e as lembranças da infância combinadas com o cubismo de Picasso.

Leia também: De Angola para o mundo: Grupo de dança viraliza com coreografia de "Jerusalema"

Em uma carta escrita para a família no ano de 1923, enquanto pintava e estudava em Paris, Tarsila explicou a motivação: "Quero, na arte, ser a caipirinha de São Bernardo, brincando com bonecas de mato, como no último quadro que estou pintando".

'A Caipirinha' usa óleo sobre tela e passou a ser a obra de arte mais cara negociada em uma venda pública no Brasil, arrematada por um colecionador brasileiro não identificado.

Leia também: Relembre quem foi o compositor alemão Ludwig van Beethoven

O recorde anterior era a tela 'Vaso de Flores', de Alberto da Veiga Guignard (1896-1962), vendida há cinco anos por cerca de um décimo do preço: R$ 5,7 milhões.

Antes da entrega do quadro ao novo dono, o público tem a chance de ver ' A Capirinha'. A obra está em exposição até o final do dia desta sexta-feira (18), na galeria Bolsa de Arte de São Paulo, no bairro do Jardim Paulista.