Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

O fisiculturismo é um esporte que tem como objetivo tornar os músculos maiores, mais definidos e simétricos. Ele é praticado profissionalmente desde meados do século XX. Você pode conferir os seis maiores fisiculturistas de todos os tempos na lista que a TV Cultura montou abaixo:

Arnold Schwarzenegger

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Venceu a competição mais importante do fisiculturismo mundial, o Mr. Olympia, entre 1970 e 1975 e 1980. Schwarzenegger é o maior representante do esporte, foi quem o popularizou.

Apesar de ser lembrado como ator e como ex-governador da Califórnia, ele começou a ser reconhecido por sua soberania no fisiculturismo do início dos anos 70.

Até hoje, é um dos físicos mais lembrados da história do esporte pelos fãs e pelos próprios atletas.

Lee Haney

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Após a aposentadoria de Arnold Schwarzenegger, houve três campeões em três edições diferentes. O homem que iniciou um novo reinado, de fato, foi Lee Haney.

Ele venceu oito edições do Mr. Olympia entre 1984 e 1991, sem ter grandes concorrentes a sua altura na época.

Dorian Yates

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

O britânico Dorian Yates deu ao fisiculturismo uma nova perspectiva. Foi o primeiro atleta com mis de 115kg no palco a vencer o Mr. Olympia, torneio que ganhou em seis oportunidades- de 1992 a 1997.

Antes de conquistar seu primeiro título, ficou com o vice-campeonato na edição anterior- que foi vencida por seu antecessor Lee Haney.

Dorian se aposentou em 1998 após uma séria de lesões graves, abrindo espaço para o próximo integrante da lista.

Ronnie Coleman

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Foi o maior fisiculturista de todos os tempos. É o recordista de títulos do Mr. Olympia junto a Haney, vencendo oito títulos consecutivos entre 1998 e 2005, além de ser o competidor mais pesado a vencer a competição, passando dos 130 kg.

No ano de 1998, quando Dorian Yates anunciou sua aposentadoria, o público apostava na vitória de Flex Wheeler, Kevin Levrone, Shawn Ray ou Nasser El Sonbaty. Ronnie Coleman não era um dos atletas mais falados.

Ainda assim, ele chegou na competição com um volume e com uma condição que impressionou a todos, estabelecendo uma era em que ele parecia imbatível.

Veja imagens: Webstory: Os maiores fisiculturistas de todos os tempos

Jay Cutler

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Outro gigante desta lista. Jay Cutler venceu quatro vezes o Mr. Olympia e amargou a segunda colocação por seis vezes, sendo quatro dessas derrotas para Ronnie Coleman- seu maior rival.

Após finalmente vencer Coleman em 2005, ele permaneceu como o melhor fisiculturista do mundo até 2008, quando perdeu para Dexter Jackson. Em 2009, recuperou seu título, que foi tomado novamente por outro participante da lista.

Phil Heath

(REPRODUÇÃO/INSTAGRAM)

Venceu o Mr. Olympia de 2011, tirando o título de Jay Cutler. Após a vitória, colecionou sete títulos, até perder o torneio em 2018. aos 31 anos de idade

No ano de 2019, ele não participou do campeonato. Em 2020 retornou aos palcos, mas ficou apenas com a terceira colocação. Atualmente, não se sabe se Phil Heath disputará o Mr. Olympia de 2021.