Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O momento é de ficar em casa. Porém, para quem tem o costume de planejar viagens com antecedência e curte passeios fora da caixinha, a TV Cultura separou alguns destinos “pé na areia” surpreendentes. Ao contrário do que você deve ter pensado, não fizemos uma lista de praias, mas sim de desertos!

Vale ressaltar que esse bioma não é definido apenas pela superfície arenosa. Além de existirem áreas desérticas constituídas por solos pedregosos e rochosos, elas caracterizam-se pelo clima predominantemente seco, com chuvas escassas e irregulares, e podem ser classificados em quentes ou frios.

A amplitude térmica nesses locais costuma ser elevada. Há casos em que as temperaturas alcançam 50°C durante o dia e, no período da noite, ficam abaixo de zero. Embora apresentem condições extremas, os desertos abrigam considerável número de espécies animais e vegetais, cada uma delas com uma estratégia específica de sobrevivência.

Se você ficou curioso e quer conhecer de perto os detalhes dessa paisagem exótica, anote os destinos listados a seguir e já inclua no roteiro da sua próxima viagem!

Leia também: Webstory: 5 desertos que valem a pena explorar

Deserto do Atacama, Chile


Considerado o deserto mais seco do mundo, o Atacama situa-se na região norte do Chile, alcançando, em menor área, o Peru, a Bolívia e a Argentina. A baixa precipitação no local deve-se a dois fatores: a influência, a oeste, da corrente marítima fria de Humboldt e, a leste, da Cordilheira dos Andes, que impede a passagem da umidade proveniente da Amazônia.

As montanhas, os vulcões, as lagoas de água salgada, as piscinas termais e os gêiseres que compõem o cenário são de tirar o fôlego. Destaca-se o passeio noturno para admirar o céu limpo e estrelado do deserto. A melhor época para embarcar nessa experiência é nos meses de março, abril e maio, quando as temperaturas são mais amenas durante o dia.

Deserto do Saara, Marrocos


Com uma área superior à do Brasil, o Saara abrange mais de dez países africanos: Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Marrocos, Mauritânia, Níger, Tunísia, Sudão, Etiópia, Djibuti e Somália (os três últimos com nomeações próprias). A paisagem é formada por imensas dunas, platôs de terra e oásis rodeados por vegetação. É um dos desertos mais áridos do planeta.

Devido à sua vasta extensão, o roteiro pelo Saara pode variar bastante. Um dos pontos de partida mais buscados para visitá-lo é o Marrocos, onde é possível realizar o clássico passeio de camelo, explorar as montanhas de areia e as aldeias locais de quadriciclo ou buggy, encarar um voo de balão e até praticar esqui nas montanhas do Atlas, localizada no norte do país.

Deserto de Gobi, Mongólia e China


O deserto de Gobi espalha-se pelo sul da Mongólia e o norte da China. Uma das áreas desérticas mais extensas do mundo, constitui-se de superfícies rochosas, arenosas e pantanosas, além de conter oásis e vegetações rasteiras. É o habitat de camelos-bactrianos (de duas corcovas), cavalos-de-przewalski, asnos, gazelas, raposas e antílopes.

São organizadas excursões de diferentes rotas e número de dias para conhecer as paisagens e a população nativa. Vale a pena investir em uma visita ao Eagle Valley, localizado entre montanhas que se elevam a mais de 2.600 metros acima do nível do mar. Há também passeios aos Flaming Cliffs, onde foram descobertos fósseis de dinossauros no início do século XX.

Deserto de Sonora, Estados Unidos e México


Situado no sudoeste dos Estados Unidos e norte do México, o deserto de Sonora é um dos mais ricos em biodiversidade do planeta. Entre os cactos, os arbustos e as moitas que compõem a região, você encontra coiotes, cobras, aranhas, escorpiões, guaxinins, lagartos, tartarugas do deserto, veados, corujas e outras espécies animais.

Há diferentes tipos de passeios em Sonora. Para os aventureiros, é possível encarar excursões de bicicleta pelas montanhas (mountain bike) e até contemplar a paisagem desértica saltando de parapente. Voos de balão, tours guiados em carros 4x4 e caminhadas são alternativas para quem prefere viagens mais tranquilas. Destaque para o Arizona-Sonora Desert Museum: museu a céu aberto onde há zoológico, jardim botânico e aquários para conhecer a fauna e flora locais.

Salar de Uyuni, Bolívia


O Salar de Uyuni é um deserto de sal de cerca de 12 mil quilômetros quadrados localizado no sudoeste da Bolívia. A 3.600 metros de altitude, a região era formada por lagos de água salgada. O processo de evaporação no decorrer de milhares de anos resultou na atual paisagem plana e clara. Em determinados meses, a superfície chega a refletir a imagem do céu.

Em geral, os roteiros traçados pelas agências de viagem partem da cidade de Uyuni e avança até a fronteira com o Chile. Do início ao fim, a vista é deslumbrante, fazendo da máquina fotográfica um objeto quase indispensável. Quem opta pelo passeio completo conhece cavernas, lagoas de águas cristalinas, gêiseres, piscinas de águas termais, vulcões e formações de pedra esculpidas pelo vento.