No #Provoca desta terça (8), o jornalista e escritor Ruy Castro falou sobre o episódio em que o ex-ministro da Justiça, André Mendonça, pediu que ele fosse investigado por uma coluna contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).
"Não [deu em nada], nem era para dar. Embora [Mendonça] seja um idiota, ele não é idiota o suficiente para achar que aquilo poderia ser levado em frente. Ele queria só fazer um 'brilhareco' para o patrão dele, como ele fez. Durou um dia aquela história toda", afirmou o escritor na conversa com Marcelo Tas.
Assista ao trecho:
O texto, publicado no jornal Folha de S. Paulo em janeiro deste ano, tratava do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: "Trump teria uma saída capaz de fazer dele um herói, um mártir, um ícone eterno para seus seguidores idiotizados. Matar-se", escreveu Castro. "E, como Bolsonaro copia tudo que ele diz e faz, poderia segui-lo também nesse gesto", continua a coluna.
Mendonça, então ministro da Justiça, publicou nas redes sociais que "alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço" e afirmou que solicitaria um inquérito para apurar a conduta do escritor.
"Como é que você, um pobre cronista provinciano, consegue induzir o homem mais poderoso e o homem mais poderoso do Brasil ao suicídio? Só se os dois forem idiotas", comentou Castro no #Provoca. "Ao querer aplicar a Lei de Segurança Nacional em cima de um cronista que fez isso, você está na verdade classificando seu chefe de idiota. Foi isso que aquele André Mendonça fez com o Bolsonaro", concluiu.
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura e site oficial da emissora.
REDES SOCIAIS