Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No #Provoca desta terça (8), o jornalista e escritor Ruy Castro falou sobre o episódio em que o ex-ministro da Justiça, André Mendonça, pediu que ele fosse investigado por uma coluna contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 

"Não [deu em nada], nem era para dar. Embora [Mendonça] seja um idiota, ele não é idiota o suficiente para achar que aquilo poderia ser levado em frente. Ele queria só fazer um 'brilhareco' para o patrão dele, como ele fez. Durou um dia aquela história toda", afirmou o escritor na conversa com Marcelo Tas.

Assista ao trecho:

O texto, publicado no jornal Folha de S. Paulo em janeiro deste ano, tratava do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump: "Trump teria uma saída capaz de fazer dele um herói, um mártir, um ícone eterno para seus seguidores idiotizados. Matar-se", escreveu Castro. "E, como Bolsonaro copia tudo que ele diz e faz, poderia segui-lo também nesse gesto", continua a coluna. 

Mendonça, então ministro da Justiça, publicou nas redes sociais que "alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço" e afirmou que solicitaria um inquérito para apurar a conduta do escritor.

"Como é que você, um pobre cronista provinciano, consegue induzir o homem mais poderoso e o homem mais poderoso do Brasil ao suicídio? Só se os dois forem idiotas", comentou Castro no #Provoca. "Ao querer aplicar a Lei de Segurança Nacional em cima de um cronista que fez isso, você está na verdade classificando seu chefe de idiota. Foi isso que aquele André Mendonça fez com o Bolsonaro", concluiu. 

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura e site oficial da emissora.