Entretenimento

Isa Penna: "A nova onda do feminismo vem para resgatar diversidade"

No #Provoca, a deputada falou sobre diferentes vertentes históricas no movimento pela igualdade de gênero


22/06/2021 22h40

Convidada do #Provoca desta terça (22), a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) conversou com Marcelo Tas sobre o feminismo e as diferentes vertentes do movimento ao longo da história.

"Tem vertentes históricas do feminismo, a gente reconhece aqui no Brasil como feminismo radical, mas ele não tem nada a ver com as feministas mais radicais que as outras etc. O feminismo radical é 'biologicista' [...] a ideia de que todo homem, por ter a criação social machista, agressiva e violenta, ele é um inerente estuprador", afirmou.

Leia também: Isa Penna relembra assédio na Alesp: "Acabou com aquela vida que existia antes"

Para ela, o movimento pela igualdade de gênero vive outra realidade na última década. "Agora, neste momento, já vejo um momento diferente do feminismo. É o momento em que o feminismo quer olhar para a diversidade entre as próprias mulheres. É verdade que o feminismo da década de 80 foi muito importante, mas é verdade também que ele criou um estereótipo de quem é a feminista, do que é esperado de uma feminista", continuou. 


Leia também: "Se [Boulos] topar, a gente vai eleger governador", diz Isa Penna no #Provoca

"Acho que essa nova onda do feminismo que a gente vive, na minha opinião, especialmente na última década, ela vem para resgatar a ideia que há diversidade. E, mais do que diversidade, as mulheres precisam enxergar nos homens, nos homens negros, nas mulheres negras, nas pessoas não-cis, aliados. Cada vez mais as pessoas têm que se entender como aliados", completou.

Assista à entrevista na íntegra:




O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube. 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças