Entretenimento

Fotógrafa Claudia Andujar está no Estação Livre desta sexta (2), na TV Cultura

Da Amazônia à periferia de São Paulo, edição aborda o universo da fotografia e vai ao ar às 22h


30/06/2021 17h35

O Estação Livre desta sexta-feira (2) faz um passeio pelo mundo da fotografia. Da Amazônia à periferia de São Paulo, o programa mostra o olhar de profissionais no dia a dia da profissão. No estúdio estarão presentes a designer e fotógrafa Tháysa Barbosa e o jornalista e fotógrafo Jef Delgado. Com apresentação de Cris Guterres, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

O programa apresentará diversas reportagens com nomes consagrados da fotografia. Entre eles, Claudia Andujar, Marcela Bonfim, Rogério Vieira, Léu Britto, Elana Abreu e Nego Júnior. Também marcam presença matérias sobre os festivais “Festival de Imagens Periféricas” e “Photothings”.

Reportagens

O Estação abre o programa com uma conversa com Marcela Bonfim. Nascida em Jaú (SP), se descobriu fotógrafa em Rondônia, local no qual se interessou por retratar os caribenhos que migraram para a Amazônia, conhecidos como barbadianos. Esse foi o ponto de partida para o projeto Amazônia Negra, no qual ela revela que há muitos negros na região.

Claudia Andujar é quem protagoniza o segundo VT da edição. A fotógrafa e ativista de 90 anos conta sobre sua trajetória de cinco décadas marcada pela dedicação ao povo yanomami, povo indígena ameaçado de extinção.

Leia Também: TV Rá Tim Bum conta com estreias infantis no mês de julho

Em seguida, o Festival de Imagens Periféricas estampa a tela da TV Cultura com suas ações que espalham fotos em forma de lambe-lambe por diversas regiões de São Paulo, principalmente nas periferias. Ainda há o festival Photothings, uma maneira de democratizar o acesso de fotógrafos iniciantes no mercado fotográfico. Com isso, o Estação Livre foca a lente para dois trabalhos que retratam aspectos da periferia da capital paulista, realizados por Rogério Vieira e Léu Britto.

A reportagem do programa também fala com a cearense e professora de fotografia Elana Abreu, movida pela inquietação de desvendar e chamar atenção para o trabalho de mulheres negras. Para finalizar, Nego Júnior aponta sua lente para os passos e bailes do samba rock que resultam num ensaio fotográfico cheio de suingue.

Leia Também: #Provoca: Bob Wolfenson diz que fotografaria Bolsonaro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças