Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

O Estação Livre desta sexta-feira (2) faz um passeio pelo mundo da fotografia. Da Amazônia à periferia de São Paulo, o programa mostra o olhar de profissionais no dia a dia da profissão. No estúdio estarão presentes a designer e fotógrafa Tháysa Barbosa e o jornalista e fotógrafo Jef Delgado. Com apresentação de Cris Guterres, a edição inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

O programa apresentará diversas reportagens com nomes consagrados da fotografia. Entre eles, Claudia Andujar, Marcela Bonfim, Rogério Vieira, Léu Britto, Elana Abreu e Nego Júnior. Também marcam presença matérias sobre os festivais “Festival de Imagens Periféricas” e “Photothings”.

Reportagens

O Estação abre o programa com uma conversa com Marcela Bonfim. Nascida em Jaú (SP), se descobriu fotógrafa em Rondônia, local no qual se interessou por retratar os caribenhos que migraram para a Amazônia, conhecidos como barbadianos. Esse foi o ponto de partida para o projeto Amazônia Negra, no qual ela revela que há muitos negros na região.

Claudia Andujar é quem protagoniza o segundo VT da edição. A fotógrafa e ativista de 90 anos conta sobre sua trajetória de cinco décadas marcada pela dedicação ao povo yanomami, povo indígena ameaçado de extinção.

Leia Também: TV Rá Tim Bum conta com estreias infantis no mês de julho

Em seguida, o Festival de Imagens Periféricas estampa a tela da TV Cultura com suas ações que espalham fotos em forma de lambe-lambe por diversas regiões de São Paulo, principalmente nas periferias. Ainda há o festival Photothings, uma maneira de democratizar o acesso de fotógrafos iniciantes no mercado fotográfico. Com isso, o Estação Livre foca a lente para dois trabalhos que retratam aspectos da periferia da capital paulista, realizados por Rogério Vieira e Léu Britto.

A reportagem do programa também fala com a cearense e professora de fotografia Elana Abreu, movida pela inquietação de desvendar e chamar atenção para o trabalho de mulheres negras. Para finalizar, Nego Júnior aponta sua lente para os passos e bailes do samba rock que resultam num ensaio fotográfico cheio de suingue.

Leia Também: #Provoca: Bob Wolfenson diz que fotografaria Bolsonaro