Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Um dos idealizadores do SUS (Sistema Único de Saúde), o médico sanitarista Gonzalo Vecina é o convidado do #Provoca desta terça (6). 

Na entrevista, ele falou sobre o papel do sistema de saúde pública na sociedade. "O Brasil antes do SUS tinha dois tipos de pessoa: as que tinham direito à assistência de saúde e as que tinham direito à caridade. Não se constrói direitos com caridade, ela pode acontecer ou não acontecer, não é um direito. Enquanto o SUS transformou a caridade em direito. Você tem direito. A assistência de saúde é universal", afirmou. 

Assista ao trecho:

Leia também: "Sou um velhinho meio comunista", diz Gonzalo Vecina no #Provoca

"É óbvio que não se transforma um sonho desses da noite para o dia. Estamos há trinta anos, desde que foi aprovada a Constituição de 1988, construindo o sonho de ter um SUS e, junto com o SUS, mais igualdade social", continuou. 

Citando a desigualdade social refletida na pandemia de Covid-19, ele prosseguiu: "O grande problema que o SUS quer resolver é a desigualdade, porque o que mata, o que adoenta, não é a doença, é a desigualdade. Quem mata é o vírus ou a fome? É a fome. Por isso os trabalhadores do transporte coletivo, as empregadas domésticas, os pobres estão morrendo. Porque precisam ir atrás de comida".

Leia também: "Temos que liberar a utilização de drogas; na minha opinião, todas", diz Gonzalo Vecina

Ex-diretor presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Gonzalo Vecina foi secretário nacional da Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e secretário de Saúde da cidade de São Paulo entre 2003 e 2004. O médico sanitarista também é professor assistente da Faculdade de Saúde Pública da USP desde 1988 e superintendente do Hospital Sírio Libanês desde 2007, além de comentarista do Jornal da Cultura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.