O Governo de São Paulo vem consolidando o estado como um polo estratégico para a cultura pop e o mercado de games, com investimentos robustos e programas de capacitação. São diversas frentes de atuação lideradas pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, como a gamescom latam, evento que estreou no Brasil em 2024 com apoio de R$ 18 milhões até 2026.
Leia mais: Marinha retoma buscas por 11 desaparecidos no Rio Tocantins nesta quinta-feira (26)
O evento reuniu 636 empresas nacionais e mais de mil representantes do setor, recebendo um público de mais de 100 mil visitantes de 70 países, com uma projeção de R$ 1 bilhão em negócios.
Além disso, este ano foi lançado o projeto Fábrica de Games e firmada parceria com o Google, com isso, está sendo possível oferecer formação em desenvolvimento de jogos a jovens de 14 a 21 anos nas 15 unidades das Fábricas de Cultura, promovendo capacitação e abrindo novas oportunidades para futuros talentos do setor.
Esta ação demonstra o compromisso do Governo de São Paulo com o desenvolvimento, a qualificação dos jovens, para que possam ter novas e amplas possibilidades de ingressar e crescer no mercado de trabalho.
“Todas ações voltadas para a cultura pop reforçam o nosso compromisso para a consolidação do estado de São Paulo como referência global no setor. Temos inúmeros talentos que estão sendo desenvolvidos e vão colaborar efetivamente nesse crescimento constante. O Governo de SP acredita que a política pública destinada à cultura pop faz diferença para o setor e vamos seguir com os investimentos para que possamos promover cada vez mais o potencial do nosso estado”, afirmou Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de SP.
Dentre as ações voltadas para a cultura pop, foi criada uma escola específica para atender a demanda de qualificação do setor na estrutura do CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura.
A Escola do Audiovisual, Games e Tecnologia promove cursos que cobrem desde a produção audiovisual, com ênfase em edição, operação de câmera e animação 3D, até a criação de games, design, marketing e direitos autorais. O foco é formar profissionais aptos a atuar nas indústrias de cinema, TV, jogos e novas mídias.
Leia também: "Polícia não pode combater a criminalidade cometendo crimes", diz Lewandowski
REDES SOCIAIS