Por que 13 de julho é o Dia Mundial do Rock?
Embora seja denominado mundial, o dia é celebrado apenas no Brasil
13/07/2021 08h17
O Dia Mundial do Rock é comemorado nesta terça-feira (13). Embora seja denominado mundial, o dia é celebrado apenas no Brasil. A comemoração da data foi incentivada por duas rádios no país e adotada pelos ouvintes.
Neste dia, em 1985, aconteceu o Live Aid, um festival que ocorreu simultaneamente em Londres e na Filadélfia, nos Estados Unidos, criado por Bob Geldolf. O show tinha como objetivo arrecadar fundos para pessoas em situação de vulnerabilidade na Etiópia. Transmitido pela televisão em diversas partes do mundo, o festival contou com mais de 1,5 bilhão de espectadores.
O baterista Phil Collins expressou sua vontade de que aquele fosse considerado o dia mundial do rock, dito e feito. A data foi aceita e incentivada pelas rádios 89 FM e 97 FM, que eram especializadas no estilo musical.
Leia também: Astros e bandas que fizeram história no rock internacional
Nomes como U2, Elton John, Bob Dylan, David Bowie, Eric Clapton entre outros ícones da música marcaram presença no evento, além de, claro, Queen. O famoso show da banda, que ganhou uma recriação para o filme Bohemian Rhapsody, fez parte do Live Aid e é considerado uma das maiores apresentações ao vivo da história da música, sendo exaltada por críticos musicais até os dias de hoje.
Leia também: #Provoca entrevista o comediante Paulo Vieira nesta terça (13)
REDES SOCIAIS