Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/YouTube/TV Cultura/Luísa Sonza
Reprodução/YouTube/TV Cultura/Luísa Sonza

Em seu mais recente lyric video para a música 'Penhasco', Luísa Sonza faz uma releitura da clássica participação de Clarice Lispector na TV Cultura, em 1977. Última entrevista concedida pela escritora em vida, a edição do programa 'Panorama' só foi ao ar após a morte de Clarice, no mesmo ano.

No vídeo, Sonza aparece sentada em uma poltrona de couro, em um cenário acinzentado, assim como era o cenário do programa conduzido pelo repórter Júlio Lerner. Ainda, remonta gestos marcantes da escritora de 'A Paixão Segundo G.H.'.

O site da TV Cultura conversou com Felipe Gomes, diretor do vídeo, para entender a inspiração e a ligação entre as duas artistas. Ao lado da sócia, Gabi Lisboa, Felipe foi um dos responsáveis pela idealização do projeto. "[Gabi] encontrou a entrevista da Clarice no YouTube e sugeriu de servir de referência. [Luísa] já conhecia e amava o vídeo [...] Fizemos uma releitura, nosso roteiro não segue a mesma linha da entrevista, contamos a história antes de estar na TV e fechamos com ela começando", diz.

Felipe ainda conta que a equipe estudou detalhadamente os trejeitos de Clarice Lispector, para que eles fossem reproduzidos pela cantora: "Quisemos trazer todos os trejeitos da Clarice como 'acting' para a Luísa. Eu, como diretor, estudei muito os movimentos de câmera do vídeo e a linguagem corporal dela".

Leia também: Alanis Morissette divulga turnê de comemoração aos 25 anos do álbum “Jagged Little Pill”

Para ele, um paralelo entre Sonza e Lispector pode ser traçado em "um lugar de sentimentos íntimos e desesperança". Isso porque a música 'Penhasco' faz referência ao término do casamento da cantora, momento conturbado de sua vida.

"A vibe dessa música causa muito desconforto e ansiedade em cada palavra. Na entrevista, eu sinto a mesma coisa em vários momentos. Acho que isso foi o principal, que me fez dar essa direção para o projeto", completa Felipe.

O lyric video de 'Penhasco' foi ao ar em menos de 24 horas após finalizadas as gravações. Felipe também revela que outras referências foram inseridas no vídeo:  "A data que foi colocada na claquete é de uma outra entrevista da Luísa, a pergunta que o locutor faz pra ela nos últimos segundos do vídeo, tudo milimetricamente pensado para que pudéssemos transmitir a ideia da melhor e mais clara forma".

Assista à entrevista de Clarice Lispector ao programa 'Panorama':

Assista ao lyric vídeo de 'Penhasco':

Leia também: 'Industry Baby' sem censura? Lil Nas X brinca com fãs e posta nova versão do clipe