Entretenimento

"A favela é o partido da gente, a CUFA é o meu parlamento", diz Preto Zezé

Entrevistado por Marcelo Tas no #Provoca, o presidente da CUFA (Central Única das Favelas) falou sobre seu trabalho e a possibilidade de se candidatar a algum cargo político


03/08/2021 22h40

Na centésima edição do #Provoca, nesta terça (3), Marcelo Tas entrevistou o ativista e empresário Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única das Favelas).

Questionado por Tas sobre a possibilidade de concorrer a algum cargo político, o entrevistado disparou: "Acho que a favela é o partido da gente, a CUFA é o meu parlamento. E eu estou bem, muito bem". 

Leia também: #Provoca: Preto Zezé fala sobre ascensão do bolsonarismo e queda na aprovação do presidente

"Acho que a CUFA acaba sendo uma escola de preparação, tem muita gente que saiu de lá e está na máquina pública. A CUFA é uma escola permanente. Eu lavava carro na rua, de repente em 2015, a gente está com escritório em Nova York, na sede da ONU, e agora um escritório no Bronx", prosseguiu. 

Assista ao trecho:

Sobre a idealização do projeto, ele refletiu: "Quando você começa a mergulhar e transformar o estigma em carisma, a dificuldade em oportunidade, aí começa a pulsar uma agenda de competências e potências. Quando você começa a debater que tudo que está produzido ao redor da gente é de pessoas trabalhadoras que vêm desses lugares, você começa a virar a chave e sair da carência e da tragédia para a potência."

Leia também: "Descobri que era preto com 15 anos de idade", diz Preto Zezé

Assista à entrevista na íntegra:

Empresário e consultor de projetos para empresas e governos, Preto Zezé é um dos principais responsáveis pela entidade, que promove atividades nas áreas de educação, cultura, esportes e lazer.

É idealizador do movimento Cultura de Rua, uma rede de jovens das favelas empenhados na defesa dos direitos dos moradores das comunidades, através de ações sociais e culturais. À frente da CUFA, luta pela abertura de novos horizontes para a população vítima do racismo e das desigualdades sociais. Sua trajetória, das ruas de Fortaleza à carreira de gestor de projetos, está resumida no livro 'Das Quadras para o Mundo'.

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças