Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

Na #Provoca desta terça (3), Marcelo Tas entrevistou o ativista e empresário Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única das Favelas). A edição marcou a centésima entrevista do programa.

"Descobri que era preto com 15 anos de idade. Quando eu descubro que sou preto, é numa música em que o cara está dizendo para mim que eu tinha toda aquela cultura de rua, de gangue, de roupa de marca, de galera, e o cara fala para mim o seguinte: 'roupas caras de etiqueta, não valem nada, se comparadas a uma mente articulada'", afirmou, citando um trecho de Negro Limitado, do Racionais MC's. 

Leia também: #Provoca: Preto Zezé fala sobre ascensão do bolsonarismo e queda na aprovação do presidente

"Você leva um choque, abre-se um terceiro olho e você começa a enxergar uma série de processos na sua vida. Desde a solidão da sua mãe, que é uma mulher preta, os moleques lhe chamando de macaco, você não ser escolhido para ser o noivo na festa junina, na dança do bairro todo mundo dançava e você não. Você começa a puxar um filme", prosseguiu. 

Assista ao trecho:

Leia também: "A favela é o partido da gente, a CUFA é o meu parlamento", diz Preto Zezé

Para ele, o despertar impulsionado pela música foi essencial para que ele se entendesse como negro e compreendesse o racismo na sociedade: "[Sem isso] eu estaria ainda achando que era um 'marrom bom-bom', que não tem nada a ver, que racismo não existe, tentando fugir disso. Porque não é uma coisa muito fácil abrir uma porta dessas dores, não. Mesmo dentro da favela, um cara branco e um cara preto que moram na mesma rua, [...] ele lhe chama de macaco e sabe o peso que tem isso. Porque a cor dele, mesmo na favela, é associada a coisas bonitas, belas, e ao centro de poder. E ele usufrui disso na hora que ele me chama de macaco, ele sabe o quanto isso dói em mim, e eu sei o quanto isso pesa."

Assista à entrevista na íntegra:


Empresário e consultor de projetos para empresas e governos, Preto Zezé é um dos principais responsáveis pela entidade, que promove atividades nas áreas de educação, cultura, esportes e lazer.

É idealizador do movimento Cultura de Rua, uma rede de jovens das favelas empenhados na defesa dos direitos dos moradores das comunidades, através de ações sociais e culturais. À frente da CUFA, luta pela abertura de novos horizontes para a população vítima do racismo e das desigualdades sociais. Sua trajetória, das ruas de Fortaleza à carreira de gestor de projetos, está resumida no livro 'Das Quadras para o Mundo'.

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.