Na centésima edição do #Provoca, nesta terça (3), Marcelo Tas entrevistou o ativista e empresário Preto Zezé, presidente da CUFA (Central Única das Favelas).
Questionado por Tas sobre a possibilidade de concorrer a algum cargo político, o entrevistado disparou: "Acho que a favela é o partido da gente, a CUFA é o meu parlamento. E eu estou bem, muito bem".
Leia também: #Provoca: Preto Zezé fala sobre ascensão do bolsonarismo e queda na aprovação do presidente
"Acho que a CUFA acaba sendo uma escola de preparação, tem muita gente que saiu de lá e está na máquina pública. A CUFA é uma escola permanente. Eu lavava carro na rua, de repente em 2015, a gente está com escritório em Nova York, na sede da ONU, e agora um escritório no Bronx", prosseguiu.
Assista ao trecho:
Sobre a idealização do projeto, ele refletiu: "Quando você começa a mergulhar e transformar o estigma em carisma, a dificuldade em oportunidade, aí começa a pulsar uma agenda de competências e potências. Quando você começa a debater que tudo que está produzido ao redor da gente é de pessoas trabalhadoras que vêm desses lugares, você começa a virar a chave e sair da carência e da tragédia para a potência."
Leia também: "Descobri que era preto com 15 anos de idade", diz Preto Zezé
Assista à entrevista na íntegra:
Empresário e consultor de projetos para empresas e governos, Preto Zezé é um dos principais responsáveis pela entidade, que promove atividades nas áreas de educação, cultura, esportes e lazer.
É idealizador do movimento Cultura de Rua, uma rede de jovens das favelas empenhados na defesa dos direitos dos moradores das comunidades, através de ações sociais e culturais. À frente da CUFA, luta pela abertura de novos horizontes para a população vítima do racismo e das desigualdades sociais. Sua trajetória, das ruas de Fortaleza à carreira de gestor de projetos, está resumida no livro 'Das Quadras para o Mundo'.
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS