Sociedade da Grã-Ordem Kavernista ganha show inédito em comemoração aos 50 anos do disco
Edy Star comanda a apresentação na #ViradaSP Online. Ele participou do álbum junto com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio
16/08/2021 18h16
Em homenagem aos 50 anos do lançamento do álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista com Raul Seixas, Edy Star, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio, a Virada Cultural de São Paulo terá um show virtual neste sábado (21) às 20. A apresentação será capitaneada por Star, o único sobrevivente dos kavernistas, que se junta a uma nova geração de artistas para relembrar os grandes sucessos.
Intitulado como Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos Sessão das 10, Star sobe ao palco com Sebastião Reis, Felipe Cordeiro e Tatá Martinelli. O show será transmitido pelo aplicativo #CulturaEmCasa de forma gratuita. Devido a pandemia, ainda não é possível fazer shows com público em São Paulo.
Sociedade da Grã-Ordem Kavernista foi lançado em 21 de julho de 1971 pela gravadora Discos CBS. Este disco é a segunda tentativa de Raul Seixas de iniciar uma carreira artística de sucesso, após o fracasso com o único álbum lançado pelo seu primeiro grupo, já no final da Jovem Guarda. Essa também foi a estreia discográfica de Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada.
O álbum tem uma grande mistura de gêneros. Os artistas usam o rock, o samba, o bolero e o chorinho para criticar símbolos da sociedade de consumo, como a televisão, e zombar do futebol e do Carnaval, duas das maiores paixões nacionais.
Leia também: Saiba o que é a Síndrome de Estocolmo presente na trilogia “365 DNI”
Lançado na época da ditadura militar no Brasil, o disco foi recolhido dois meses após chegar nas prateleiras. Assim, não teve tempo para ter um número expressivo de vendas. Mas, com o passar do tempo tornou-se objeto de interesse cult, especialmente por contar com a participação de Raul Seixas e Sérgio Sampaio e por ter ficado mais de 20 anos fora de catálogo.
#ViradaSP Online
O show em homenagem a Sociedade Kavernista é apenas um na programação da #ViradaSP Online 2021. Serão 12 horas de música, artes cênicas e cultura urbana. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.
O festival também terá participações da banda Ira!, Zélia Duncan e do quadro Rolando Prosa, com o cancioneiro e contador de histórias, Rolando Boldrin, apresentador do Sr.Brasil da TV Cultura.
Confira a programação completa da #ViradaSP:
- 12h: Lembranças de outono, com Cia Curto-circuito
- 13h: E agora Saci?, com Cia Folha&Tim
- 13h30: Laços, com Grupo Garra
- 14h: Joyce Cosmo
- 15h15: Projeto soul diva, com Quelynah
- 16h: Zélia Duncan
- 17h20: Simplesmente eu, com Sorriso Nogueira
- 18h: Livre, leve e tonto, com Marcelo Dias
- 18h50: Rolando prosa, com Rolando Boldrin
- 19h10: Fizart
- 20h: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos de Sessão Das 10
- 21h: Ira!
- 22h20: Samba de roda na Casa 26, com Samba na Casa 26
- 23h20: Um canto afro-brasileiro a sombra da tamarineira, com Senhores do Samba
REDES SOCIAIS