Entretenimento

Sociedade da Grã-Ordem Kavernista ganha show inédito em comemoração aos 50 anos do disco

Edy Star comanda a apresentação na #ViradaSP Online. Ele participou do álbum junto com Raul Seixas, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio


16/08/2021 18h16

Em homenagem aos 50 anos do lançamento do álbum Sociedade da Grã-Ordem Kavernista com Raul Seixas, Edy Star, Miriam Batucada e Sérgio Sampaio, a Virada Cultural de São Paulo terá um show virtual neste sábado (21) às 20.  A apresentação será capitaneada por Star, o único sobrevivente dos kavernistas, que se junta a uma nova geração de artistas para relembrar os grandes sucessos.

Intitulado como Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos Sessão das 10, Star sobe ao palco com Sebastião Reis, Felipe Cordeiro e Tatá Martinelli. O show será transmitido pelo aplicativo #CulturaEmCasa de forma gratuita. Devido a pandemia, ainda não é possível fazer shows com público em São Paulo.

Sociedade da Grã-Ordem Kavernista foi lançado em 21 de julho de 1971 pela gravadora Discos CBS. Este disco é a segunda tentativa de Raul Seixas de iniciar uma carreira artística de sucesso, após o fracasso com o único álbum lançado pelo seu primeiro grupo, já no final da Jovem Guarda. Essa também foi a estreia discográfica de Sérgio Sampaio, Edy Star e Miriam Batucada.

O álbum tem uma grande mistura de gêneros. Os artistas usam o rock, o samba, o bolero e o chorinho para criticar símbolos da sociedade de consumo, como a televisão, e zombar do futebol e do Carnaval, duas das maiores paixões nacionais.

Leia também: Saiba o que é a Síndrome de Estocolmo presente na trilogia “365 DNI”

Lançado na época da ditadura militar no Brasil, o disco foi recolhido dois meses após chegar nas prateleiras. Assim, não teve tempo para ter um número expressivo de vendas. Mas, com o passar do tempo tornou-se objeto de interesse cult, especialmente por contar com a participação de Raul Seixas e Sérgio Sampaio e por ter ficado mais de 20 anos fora de catálogo.

#ViradaSP Online

O show em homenagem a Sociedade Kavernista é apenas um na programação da #ViradaSP Online 2021. Serão 12 horas de música, artes cênicas e cultura urbana. O evento é uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a Organização Social Amigos da Arte, e integra o programa de fomento e difusão cultural #JuntospelaCultura.

O festival também terá participações da banda Ira!, Zélia Duncan e do quadro Rolando Prosa, com o cancioneiro e contador de histórias, Rolando Boldrin, apresentador do Sr.Brasil da TV Cultura.

Confira a programação completa da #ViradaSP:

- 12h: Lembranças de outono, com Cia Curto-circuito

- 13h: E agora Saci?, com Cia Folha&Tim

- 13h30: Laços, com Grupo Garra

- 14h: Joyce Cosmo

- 15h15: Projeto soul diva, com Quelynah

- 16h: Zélia Duncan

- 17h20: Simplesmente eu, com Sorriso Nogueira

- 18h: Livre, leve e tonto, com Marcelo Dias

- 18h50: Rolando prosa, com Rolando Boldrin

- 19h10: Fizart

- 20h: Sociedade da Grã-Ordem Kavernista Apresenta: 50 anos de Sessão Das 10

- 21h: Ira!

- 22h20: Samba de roda na Casa 26, com Samba na Casa 26

- 23h20: Um canto afro-brasileiro a sombra da tamarineira, com Senhores do Samba

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças