"O culpado é um sistema econômico insustentável", diz Paulo Artaxo sobre mudanças climáticas
Entrevistado no #Provoca desta terça (17), o físico falou sobre o recente relatório do IPCC sobre a situação climática do planeta; assista ao programa na íntegra
17/08/2021 22h20
Entrevistado por Marcelo Tas no #Provoca desta terça (17), o físico Paulo Artaxo falou sobre a responsabilidade pelas mudanças climáticas.
A entrevista tratou dos resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) divulgado recentemente, que emitiu um "alerta vermelho" sobre o aquecimento global. De acordo com o documento, os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.
Leia também: China é líder em emissões, mas tem a transição mais rápida para energia renovável, diz Paulo Artaxo
"O culpado não é o homem, o culpado é um sistema socioeconômico que é insustentável. Não é o indivíduo, não é uma determinada classe social. Na verdade, o que o IPCC coloca é a exploração dos recursos naturais do nosso planeta como estamos fazendo hoje não é sustentável nem a curto prazo", afirmou Artaxo.
Questionado sobre os grandes vilões das mudanças climáticas, o especialista explica: "A indústria do petróleo, que produz e queima combustível fóssil - isso é responsável pela 87% das emissões de gás de efeito estufa - e, 13% da responsabilidade de gás de efeito estufa é a destruição das florestas tropicais, como a Amazônia"
Veja o trecho:
Leia também: "Não temos um plano B", diz Paulo Artaxo sobre mudanças climáticas
Professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, Artaxo também foi convidado do programa Opinião da última semana, que falou sobre o impacto das mudanças climáticas.
Assista à entrevista na íntegra:
O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
REDES SOCIAIS