Entretenimento

China lidera emissões, mas tem transição mais rápida para energia renovável, diz Paulo Artaxo

No #Provoca, especialista falou sobre o recente relatório do IPCC sobre mudanças climáticas; confira a entrevista na íntegra


17/08/2021 22h30

No #Provoca desta terça (17), o físico Paulo Artaxo falou sobre mudanças climáticas e o papel da China nas emissões de gases que causam o efeito estufa. 

Segundo o especialista, o país "está no caminho" para deixar de ser um dos maiores vilões climáticos. "Eles estão num aceleradíssimo processo de modernização, e eles podem fazer isso porque investem na visão de futuro", afirmou. 

"A China ainda queima muito carvão, por isso é o maior emissor de gás de efeito estufa, mas é o país onde a transição entre combustível fósseis para energias renováveis está acontecendo da maneira mais rápida do que todos os demais países", explicou Artaxo. 

Leia também: "O culpado é um sistema econômico insustentável", diz Paulo Artaxo sobre mudanças climáticas

"Não é porque eles são bonzinhos. É porque eles sabem que o futuro é a sustentabilidade. Eles sabem que no futuro, o local que tiver a energia mais barata e mais renovável vai ser o de maior progresso social. Que os chineses vão dominar o planeta e substituir os Estados Unidos como uma grande potência, ninguém tem dúvida. É só questão de tempo", completou. 

Veja o trecho:


A entrevista tratou dos resultados do relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) divulgado recentemente, que emitiu um "alerta vermelho" sobre o aquecimento global. De acordo com o documento, os seres humanos são responsáveis por um aumento de 1,07°C na temperatura do planeta.

Leia também: "Não temos um plano B", diz Paulo Artaxo sobre mudanças climáticas

Professor do Instituto de Física da USP e membro do IPCC, Artaxo também foi convidado do programa Opinião da última semana, que falou sobre o impacto das mudanças climáticas.

Assista à entrevista na íntegra:



O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças