Entretenimento

"É uma renúncia ao futuro": Renato Janine Ribeiro comenta 'fuga de cérebros' do Brasil

Convidado do #Provoca desta terça (24), ele comentou a situação da ciência no Brasil e os jovens pesquisadores que decidem deixar o país em busca de mais oportunidades


24/08/2021 22h40

Entrevistado de Marcelo Tas no #Provoca desta terça (24), Renato Janine Ribeiro comentou a situação da pesquisa científica no Brasil e o fenômeno da chamada 'fuga de cérebros', ou brain drain, em inglês. 

"Esse é um problema relativamente novo. O Brasil, ao contrário da Argentina e da Índia, comparando um parceiro nosso de Mercosul e um parceiro nosso de BRICS, o Brasil tem uma tradição de pequena fuga de cérebros. Esses outros países que mencionei tem muita evasão de cérebros. [...] Agora está havendo [no Brasil]", analisou o especialista.

Leia também: "Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questiona Renato Janine Ribeiro

Ele argumenta que a falta de financiamento à ciência é um dos fatores que levam jovens pesquisadores brasileiros a deixar o país. "Os jovens não veem futuro. Você faz um mestrado, um doutorado, de repente não tem mais bolsa. Ou o laboratório que você trabalha não tem reagentes, ou vão parar o supercomputador Tupã, ou não há livros na biblioteca em que você vai pesquisar", continuou. 

"Todos nós fomos formados pelo Brasil com muito custo, muito amor, muita dedicação. E você entrega uma pessoa dessas pronta para um laboratório de um país rico onde ela vai estalar o dedo e consegue o equipamento que ela quer. Quer dizer, é uma renúncia ao futuro que estamos fazendo com isso. Em vez da gente exportar produtos que têm inteligência embutida, estamos dando de presente inteligência em estado bruto, inteligência pura para ser utilizada fora", completou.

Veja o trecho:





Leia também: "Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido

Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças