Entretenimento

"Como desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questiona Renato Janine Ribeiro

Convidado do #Provoca desta terça (24), o cientista político e presidente da SBPC falou sobre educação básica no Brasil e o combate à desinformação


24/08/2021 23h20

No #Provoca desta terça (24), o ex-ministro da Educação, cientista político e atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro, falou sobre a importância do hábito da leitura.

"Hoje, a proporção de analfabetos é pequena, mas você tem muita gente alfabetizada e que não tem o hábito de leitura. Então, na prática, você acaba tendo o analfabetismo funcional [...] e a prática de leitura é rara. Como você vai desenvolver uma sociedade com pouca prática de leitura?", questionou o especialista. 

Leia também: "É uma renúncia ao futuro": Renato Janine Ribeiro comenta 'fuga de cérebros' do Brasil

Janine também relacionou o problema à disseminação de desinformação, principalmente pelas vias digitais. "Isso também favorece as fake news, que é um nome bonito para designar o que se chama mentira. Então, a pessoa recebe aqui no celular dela, no WhatsApp, um vídeo. E ela acredita numa bobagem tremenda porque ela não se informa, não vê jornal, não lê livro, não aprende a criticar", continuou. 

Segundo o entrevistado, uma das ferramentas para aprimorar a educação no Brasil é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, implantado em 2007. "[O IDEB] foi mostrando que estava melhorando o ensino fundamental I, II, médio, e foi indicando quais as boas práticas para melhorar. Hoje, você tem um conhecimento bastante razoável do que se precisa fazer para ter uma educação pública básica. [...] Aí está o decisivo para o futuro dessas pessoas", concluiu. 

Leia também: "Uma grande mentira", diz Renato Janine Ribeiro sobre 'ideologia de gênero' e Escola Sem Partido

Renato Janine Ribeiro é o atual presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), filósofo, cientista político e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Além de atuar como ministro da Educação em 2015, na gestão de Dilma Roussef, foi diretor de Avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e vencedor do prêmio Jabuti de Literatura.

Assista à entrevista na íntegra:

O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças