Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @sergiomamberti
Reprodução/Instagram @sergiomamberti

O ator Sérgio Mamberti, de 82 anos, morreu na madrugada desta sexta-feira (3) em São Paulo. O artista estava internado em um hospital da rede Prevent Senior, por conta de uma infecção nos pulmões. Ele faleceu em decorrência de falência múltipla de órgãos.

A informação foi divulgada por um dos filhos do artista, o diretor de cinema Fabrício Mamberti, que agradeceu pelo período que passou ao lado do pai. "Pai! Missão cumprida! Descanse em paz! Obrigado por tantos momentos de amor, conhecimento e felicidade! Te amo muito!", escreveu em seu perfil no Instagram.

Essa havia sido a terceira internação de Mamberti em 2021. Anteriormente, o ator foi hospitalizado por uma disfunção renal e, depois, em razão de uma pneumonia. 

Mamberti nasceu em Santos, litoral de São Paulo, em 22 de abril de 1939. Ator e diretor com sólida carreira nos palcos e na TV, foi um intérprete eclético, ligado ao fomento das atividades teatrais desde fim dos anos 1960.

Fez papéis de destaque, como o mordomo Eugênio, na novela “Vale Tudo”, e Dr. Vitor, no “Castelo Rá-Tim-Bum”.

Após ter concluído, em 1961, a Escola de Arte Dramática – EAD, estreou profissionalmente em “Antígone América”, em 1962. No teatro, em 35 anos de carreira, atuou em mais de 70 peças e dirigiu quase uma dezena de peças.

Também teve uma carreira de sucessos no cinema, como em “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), “Toda Nudez Será Castigada” (1973), “O Homem do Pau Brasil” (1980), “A Hora da Estrela” (1985), e “A Dama do Cine Shangai” (1987).

Na televisão, participou de muitas novelas e minisséries, como “As Pupilas do Senhor Reitor” (1970), “Brilhante” (1981), “Vale Tudo” (1988), “Castelo Rá-Tim-Bum” (1994), e “Anjo Mau” (1998). 

O artista também marcou presença na Netflix, onde esteve no elenco da série brasileira “3%”.

Em abril deste ano, lançou a autobiografia “Sérgio Mamberti: Senhor do meu Tempo”, escrita com o jornalista Dirceu Alves Jr.

Leia também: Rock in Rio: Glória Groove, Duda Beat e Joss Stone são confirmadas na edição de 2022Netflix anuncia chegada de 'Seinfeld' completa a partir de 1º de outubro