Entretenimento

Ana Hikari: "Não ser branca no nosso país significa viver uma série de discriminações"

Convidada do #Provoca desta terça (14), a atriz falou sobre a identidade racial amarela no Brasil; confira o trecho


21/09/2021 22h30

Entrevistada no #Provoca desta terça (21), a atriz Ana Hikari falou sobre a identidade racial amarela no Brasil e o racismo que atinge essa população no país.

"Tem muita gente que acha que aqui no Brasil só existe branco e negro, só tem essas duas opções de identidade racial. Mas, pelo censo, tem cinco identidades que você pode declarar: branco, preto, pardo, indígena e amarelo. Quando eu falo sobre essas questões raciais nas minhas redes sociais, estou falando dessa identidade amarela, que é muito pouco falada, que é de pessoas que têm descendência do leste asiático", afirmou.

Leia também: "Não temo o cancelamento em si, temo não ser fiel ao que eu acredito", diz Ana Hikari

Citando um vídeo em que ela questiona o uso de termos como "japa", a atriz prosseguiu: "Quando eu falo que sou amarela, também estou dizendo que eu não sou branca. Porque as pessoas olham pra mim e acham que eu sou branca, porque não tem essa discussão sobre a identidade racial no Brasil. [...] Existe um mito da democracia racial no Brasil que na verdade esconde as questões sobre racialização aqui". 

No bate-papo com Marcelo Tas, Ana falou sobre as diferentes facetas do racismo direcionado a pessoas amarelas, como a sexualização da mulher asiática, a falta de representatividade na mídia e o preconceito enfrentado por essa população diante da pandemia de Covid-19. 

"Estou introduzindo essa discussão sobre o que é ser amarela no Brasil, e que ser amarela significa não ser branca. E não ser branca no nosso país significa viver uma série de discriminações, preconceitos e dificuldades", completou. 

Assista ao trecho completo: 





Leia também: "Eu nunca descobri, eu sempre fui", diz Ana Hikari sobre bissexualidade

Assista à entrevista na íntegra:


O #Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças