A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (27), a venda dos cremes dentais da linha Colgate Clean Mint em todo o território brasileiro.
A determinação foi publicada no Diário Oficial e impede a comercialização do produto enquanto a agência apura as denúncias de usuários que alegam ter desenvolvido feridas na boca após iniciar o uso do creme dental.
Leia mais: Prefeitura de São Paulo inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta sexta-feira (28)
O produto da linha Clean Mint é uma nova versão do Colgate Total 12. A empresa anunciou uma mudança na fórmula (substituindo o fluoreto de sódio pelo fluoreto de estanho) e no nome do produto, segundo informações do Estadão.
De acordo com a Anvisa, oito notificações foram registradas, envolvendo 13 eventos adversos relacionados ao uso da pasta. Entre os sintomas relatados, estão:
Inchaço nas amígdalas, lábios e mucosa oral;
Sensação de ardência e dormência nos lábios e na boca;
Boca seca;
Gengiva irritada;
Vermelhidão
Leia mais: Governo Federal fecha 2024 com déficit de R$ 43 bilhões, menor que o de 2023
A plataforma ReclameAqui conta com diversas reclamações relatando casos de alergias relacionadas ao creme dental. Diante das queixas, a Anvisa optou pela interdição do produto.
A ação é baseada na Lei 6.360/1976, que estabelece que, em caso de risco à saúde, é possível suspender a comercialização ou distribuição até que as questões relacionadas à segurança do produto sejam esclarecidas.
REDES SOCIAIS