O Governo de São Paulo divulgou, nesta quinta-feira (27), os índices da cobertura vacinal do calendário básico infantil em 2024. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), houve um aumento na cobertura de todos os imunizantes nesta faixa.
O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, explica que o aumento no repasse do IGM SUS Paulista ampliou a vacinação nos municípios.
“O aumento da cobertura vacinal mostra que estamos no caminho certo. A implementação do IGM SUS Paulista, com repasses que aumentaram de R$ 150 milhões, até 2022, para R$ 1,5 bilhão, nos últimos dois anos, impulsionou os municípios a ampliar a vacinação. Além da conscientização para levar a informação correta à população”, disse Paiva.
Alguns imunizantes apresentaram crescimento expressivo na campanha de vacinação, como a primeira dose da vacina tríplice viral. A vacina, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, subiu de 78,42% em 2022 para 98,65% em 2024, um aumento de 20,23 pontos percentuais. A cobertura do imunizante contra febre amarela também cresceu: de 64,40% para 81,16%, um avanço de 16,75 pontos percentuais.
Leia mais: Governo de SP convoca população não vacinada a se imunizar contra febre amarela
Outras vacinas como a pentavalente, poliomielite, a contra rotavírus, meningocócica C e a BCG, também apresentaram aumento significativo.

Com foco no incentivo à imunização da população, o Governo de São Paulo lançou, em 2023, o portal "Vacina 100 Dúvidas", que reúne respostas para as perguntas mais frequentes sobre vacinação. A ferramenta esclarece dúvidas sobre efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças imunopreveníveis e os riscos de não se imunizar.
Leia também: Vacina da gripe fará parte do calendário nacional de imunização para bebês e crianças
O portal pode ser acessado pelo link. A iniciativa foi reconhecida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) e pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Além do portal, a campanha "Tá com dúvidas sobre vacinas? Chama o VARcina" esclarece questionamentos da população sobre vacinação através de cabines inspiradas no VAR.
REDES SOCIAIS