Precursor do cinema negro, Melvin Van Peebles morre aos 89 anos
Pioneiro do blaxploitation, movimento cinematográfico que dava voz à comunidade negra em Hollywood, o diretor e roteirista inspirou gerações de cineastas
24/09/2021 13h39
O diretor e roteirista norte-americano Melvin Van Peebles morreu aos 89 anos, nesta terça-feira (21). O pioneiro do cinema blaxploitation inspirou gerações de cineastas negros.
“É com tristeza que anunciamos o falecimento de um gigante do cinema americano, Melvin Van Peebles, que morreu ontem à noite, em casa com a família, aos 89 anos. Numa carreira ímpar, Van Peebles deixou uma marca indelével no panorama cultural internacional. Ele fará muita falta”, escreveu a distribuidora Criterion Collections no Twitter.
Melvin deu início ao movimento cinematográfico que dava voz à comunidade negra em Hollywood, blaxploitation, com o filme "Sweet Sweetback's Baadasssss Song", em 1997. O longa conta a história de um prostituto negro que após salvar um membro dos Panteras Negras, foge com a ajuda da comunidade de alguns Hells Angels. Peebles inspirou cineastas como Spike Lee e Barry Jenkins.
“Como o chamado‘ Padrinho do cinema negro moderno’, ele não é apenas meu pai, ele é seu pai também. Se você quiser prestar algum serviço a ele, vá lá e continue fazendo a diferença", disse o ator e filho do cineasta Mario Van Peebles.
Leia mais:“Aldir Blanc Inédito”: Álbum celebra os 75 anos do compositor com participações especiais;Laerte recebe prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores
REDES SOCIAIS