No #Provoca desta terça (28), Marcelo Tas entrevista o fundador da Wikipédia, Jimmy Wales. O programa inédito aborda assuntos como desinformação na internet e a responsabilidade das Big Techs no duelo de narrativas, e vai ao ar às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.
Sobre fake news e liberdade de expressão, Wales fala: "Acho que muita gente está descontente com o resultado do que está vendo na internet. As pessoas estão começando a pensar em mudança, em como lidar com a desinformação, como fazer uma internet mais saudável".
Tas questiona se é verdade que, no início da Wikipédia, ele mal dormia monitorando as informações. "Sim. No início, às vezes, eu acordava no meio da noite temendo que alguém fosse destruir o site todo, editando tudo errado. Mas logo percebi que havia bons usuários na Austrália, no mundo todo", conta o fundador.
Por fim, Jimmy Wales comenta na edição que a maioria dos políticos não se importa com a inovação. "Eles só ligam para o controle. Se puderem subjugar quatro grandes empresas da internet, está ótimo para eles. Não acho que isso seja ótimo para nós, então precisamos ficar alertas", reforça.
Assista à edição da última terça, que recebeu a atriz Ana Hikari:
REDES SOCIAIS