Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

No #Provoca desta semana, Marcelo Tas entrevistu o fundador do Wikipédia, Jimmy Wales.

Leia mais: #Provoca: "A democracia está, sim, em risco", afirma Jimmy Wales, fundador da Wikipédia

Em conversa sobre educação, o apresentador perguntou qual o maior sonho de Jimmy atualmente. Ele respondeu ligando o ensino e a desinformação. “Eu ainda quero ver uma enciclopédia gratuita para todos os seres humanos, em sua própria língua, esse é o sonho do Wikipédia. Mas, eu sonho com educação também. Uma coisa que me frustra bastante são as vítimas da desinformação, como agora na pandemia que as pessoas estão tomando remédio para cavalo, sem nenhuma comprovação de eficácia contra a Covid-19, apenas porque determinado político disse que é seguro”.

Para Jimmy, todos deveriam sair da escola com capacidade de diferenciar o que é verdadeiro ou falso. “Não é que as pessoas precisem ser cientistas, mas aos 18 anos elas deveriam conseguir avaliar alegações, independente se foi um famoso quem disse”, completou.

Tas questiona o entrevistado se essa desinformação atual vem da desvalorização da internet pelos jovens, que já nasceram com essa tecnologia. Jimmy acredita que a importância das plataformas digitais devem ser mais debatidas.

“Você consegue encontrar todo tipo de informação hoje na internet. É só ir na Wikipédia e está tudo lá, mas se você cresceu com isso acaba sendo como o ar, é tudo normal”, disse o fundador da Wikipedia.

Confira o trecho completo:





Leia também: "Seguir boatos doidos online pode ter consequências letais", diz fundador da Wikipédia no #Provoca

Assista ao programa na íntegra: