Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @TheBatman
Reprodução/Instagram @TheBatman

Toda franquia do cinema tem um grande vilão à altura de seu protagonista. Sem um vilão convincente, qualquer filme corre o sério risco de não atingir os fãs da maneira esperada e fatalmente fracassam nas bilheterias.

Porém, em alguns casos o vilão é tão bom que o filme só é bom por causa do antagonista, tem filmes que sequer lembramos dos nomes dos mocinhos, mas o dos vilões, não esqueceremos jamais.

Relembre os cinco maiores vilões do cinema!

1. Coringa

Desde suas raízes em quadrinhos como um maníaco, o Coringa sempre foi uma figura divertida. O diretor Christopher Nolan e o ator Heath Ledger encontraram a forma perfeita para o personagem quando ele entrou no universo cinematográfico do "Cavaleiro das Trevas", em 2008.

O Coringa de Ledger só quer ver o mundo queimar e sem dúvidas é o grande vilão dos três filmes da trilogia do Cavaleiro das Trevas.

O personagem é um dos poucos na história do cinema a ser presenteado com dois prêmios Oscar por intérpretes diferentes, já que Ledger ganhou a estatueta com a trama de Nolan e Joaquin Phoenix venceu com seu retrato espetacular com o filme “Coringa”.

A lista de maldades do Coringa, independente de quem o esteja interpretando, é extremamente longa e ainda mais sádica, o transformando em um personagem que é perfeito para qualquer tempo em que vivemos, sempre questionando a moralidade de uma sociedade que o deixou louco de um jeito ou de outro.

2. Darth Vader

Sem dúvida, Darth Vader é um dos maiores vilões da história que atravessa gerações com o mesmo impacto que teve em 1977 na saga original de Star Wars, além do spin-off "Rogue One".

Vader explodiu Alderaan em seus primeiros momentos na telinha, dando um cartão de visitas sensacional para a saga. Sua roupa toda preta, com uma máscara respiradora escondendo um corpo desfigurado pelo fogo e marcas de batalha adicionam um ar de mistério em seu personagem.

Nem mesmo com a história da vida de Vader antes de se tornar um Jedi do lado sombrio da força, ainda como Anakyn Skywalker, foram capazes de derrubar o mito de Darth Vader.

3. Thanos

Esse personagem da Marvel ganhou muita força nos últimos anos, com a ascensão dos filmes dos Vingadores.

Nos filmes, Thanos consegue coletar todas as Joias do Infinito e se torna o ser mais poderoso do universo, eliminando boa parte dos seres vivos.

Veja imagens: Webstory: Os cinco maiores vilões do cinema

4. Lord Voldemort

Tom Riddle, mais conhecido como Lord Voldemort, foi considerado o mais poderoso bruxo das trevas de todos os tempos. Voldemort começou suas atividades ainda quando estudava em Hogwarts. Ele abriu a Câmara secreta e controlou seu monstro para atacar estudantes nascidos trouxas.

Depois que se formou na escola, Voldemort fez Horcruxes e dividiu a alma para nunca morrer. O Lord reuniu seguidores e fez diversos ataques até ser parado por uma maldição feita por Lílian Potter, que fez com que seu filho Harry sobrevivesse e assim o Lord das Trevas teve sua primeira queda.

Voldemort retornou ainda mais forte com o desejo de dominar o mundo bruxo e matar Harry Potter. Após uma saga de Harry para acabar com todas as Horcruxes criadas por Voldemort, finalmente Voldemort é derrotado colocando fim nos filmes de Harry Potter.

5. Hannibal Lecter

No filme "O Silêncio dos Inocentes", o Dr. Lecter é consultado por Clarice Starling, uma estagiária do FBI que solicita um perfil psicológico e o reconhecimento de um assassino em série conhecido como "Buffalo Bill", personagem que mata brutalmente suas vítimas e utiliza sua pele para confeccionar tecidos. Lecter consegue escapar de sua nova prisão de uma forma espetacular. Matando dois guardas e removendo o rosto de um deles e colocando sobre si próprio, o esquadrão de apoio presume que Lecter é seu colega ferido e o envia ao hospital. No caminho, Lecter mata os paramédicos e desaparece.

Após 10 anos de "O Silêncio dos Inocentes", Hannibal Lecter é foragido e procurado pelo FBI como um dos 10 maiores criminosos mais procurados da história. O personagem ganhou uma série de televisão conhecida como Hannibal que ficou no ar de 2013 a 2015.