Entretenimento

Fotógrafo Lalo de Almeida vence prêmio internacional pelo trabalho 'Distopia Amazônica'

A série mostra a destruição da floresta e os impactos ambientais e sociais


07/10/2021 14h35

O fotógrafo Lalo de Almeida venceu o prêmio Eugene Smith pelo trabalho “Distopia Amazônica”. Ele é o segundo brasileiro a receber o reconhecimento. Em 1982 o ganhador foi Sebastião Salgado. Entre os premiados deste ano estão fotógrafos das Filipinas, Estados Unidos, México e Colômbia.

A série de Almeida mostra a destruição da floresta e os impactos ambientais e sociais. Entre as imagens captadas estão o desmatamento, incêndios florestais, mineração, construção da usina hidrelétrica de Belo Monte e a defesa das terras indígenas pelos próprios povos tradicionais contra invasores.

“O prêmio ajuda a colocar luz na questão da preservação da floresta amazônica, no modelo de desenvolvimento que acontece na região amazônica e como isso impacta a floresta e suas populações tradicionais. O prêmio é reconhecido internacionalmente então ele leva essa questão da preservação da Amazônia para um público maior, um público internacional, e eu acho que nesse momento crítico que o país atravessa, toda exposição em relação ao que está acontecendo na amazônia é bem vinda”, afirmou o fotógrafo em entrevista a TV Cultura.

Veja mais na edição desta quinta-feira (7) do Jornal da Tarde:

Leia mais: Casa Museu Ema Klabin e Osesp apresentam concertos online em outubro e novembro;Pedro Castillo anuncia renúncia de primeiro-ministro

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido