O presidente do Peru, Pedro Castillo, trocou todo o seu gabinete dois meses após a posse do cargo. Nesta quarta-feira (6), o esquerdista anunciou, em breve pronunciamento, a renúncia do primeiro-ministro Guido Bellido Ugarte.
"Informo ao país que no dia de hoje aceitamos a renúncia do presidente do Conselho de Ministros, Guido Bellido Ugarte, a quem agradeço pelos serviços prestados", afirmou Castillo.
Quem assumiu o cargo foi a ativista ambiental e advogada especialista em direitos humanos, Mirtha Vásquez. A ex-presidente do Congresso é considerada de centro-esquerda.
Na lei peruana, quando um chefe do gabinete cai, os outros ministros também devem ser trocados. Estes já foram nomeados por Castillo e devem ser submetidos à aprovação do Congresso. As mudanças são vistas como uma forma de trazer unidade ao governo para que o país foque na retomada da economia.
O novo presidente foi eleito com pouco mais de 50% dos votos. Sua principal promessa na campanha foi reformar a Constituição, em vigor desde 1993, feita na gestão do ditador Alberto Fujimori.
Veja mais na edição desta quinta-feira (7) do Jornal da Tarde:
Leia mais: CPI da Covid aprova nova convocação de Marcelo Queiroga;“Não se põe valor na vida”, diz filha do idoso internado por 191 dias com dívida de R$ 2,6 milhões com o hospital
REDES SOCIAIS