O Museu da Imigração de São Paulo abrirá, a partir do próximo sábado (23), a experiência imersiva “Mátria - Êxodos Contemporâneos”. Com cantigas de ninar de vários povos, a instalação de arte multimídia das artistas Eva Castiel, Fanny Feigenson e Fulvia Molina aborda a memória afetiva de mulheres de diferentes países e sua importância na imigração.
Constituída de mais de uma dezena de caixas de som espalhadas pelos jardins do entorno do museu, a instalação sonora reproduz, continuamente, canções de ninar – originárias de Portugal, Argentina, China, Japão, Espanha, Itália, Hungria e Brasil –, entoadas em suas línguas de origem materna por mulheres contemporâneas, gravadas especialmente para o projeto.
Leia também: Conheça os participantes de 'Casamento às Cegas Brasil', da Netflix
“Mátria” também incluirá uma extensão colaborativa, paralela à instalação, para que o público possa contribuir e incluir suas canções de ninar e memórias preferidas da infância, gravadas em áudio ou vídeo, no Instagram do projeto.
"Muitas das músicas são apenas cantadas entre os dentes: O sono vem com o ritmo sozinho e a vibração da voz nesse ritmo'', afirmou o curador Márcio Seligman-Silva no texto de apresentação.
Leia também: Novo filme “Ghostbusters: Mais Além” ganha trailer nesta segunda-feira (18)
A exposição será inaugurada em 23 de outubro e ficará em cartaz até 26 de dezembro, no Museu da Imigração, edifício no qual funcionou por quase um século a Hospedaria de Imigrantes do Brás, que fazia o acolhimento dos imigrantes que chegavam a São Paulo. Desde 1993, a instituição preserva a história dessas pessoas e fomenta o diálogo sobre as migrações como um fenômeno contemporâneo.
Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866
Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h).
R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados
Acessibilidade no local - Bicicletário na calçada da instituição
REDES SOCIAIS