Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Gustavo Fataki
Foto: Gustavo Fataki

Inspirado na categoria político-cultural de amefricanidade, cunhada pela antropóloga, filósofa e historiadora Lélia Gonzalez, o espetáculo de dança contemporânea ‘Relatos Amefricanos’ transporta para a tela e palcos uma mistura de histórias que têm a experiência negro-diaspórica como fio condutor. A apresentação estará disponível a partir do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em formato online e com acesso gratuito no canal do espetáculo.

Em cena, uma abordagem transfronteiriça aproxima e entrelaça Brasil e Peru. A operação é possível graças à concepção amefricana que está na base do espetáculo. Nesses dois campos estão as figuras de Lélia Gonzalez e a da poetisa e coreógrafa peruana Victoria Santa Cruz, como as principais referências do projeto.

“A América foi o principal destino da maioria dos seres humanos sequestrados do continente africano, para serem escravizados. A categoria de amefricanidade traduz tanto as agruras da diáspora negra, quanto os transbordamentos de África na América e é isso que queremos dançar.", contam os criadores Gustavo Fataki e Maycom Santiago.

Leia Também: Festival Sarará anuncia Karol Conká na edição de 2022

“Se trata de enegrecer a temática e a técnica, a partir de uma proposta cujo ponto central é a categoria político-cultural de amefricanidade e aquilo que somos capazes de anunciar, como sujeitos epistêmicos que dançam”, comentam.

O elenco é composto pelos bailarinos intérpretes-criadores Quiara Jofre, Diogo de Carvalho, Poliana Nunes e José Liberato. Completam a ficha técnica, o músico Julio Rhazec na trilha sonora, Rachid Severino no desenho de luz, João dos Reis como figurinista e Andrei Gonçalves na produção.

Serviço | Espetáculo ‘Relatos Amefricanos’

Apresentações de 20 de novembro a 05 de dezembro / sextas e sábados às 20h e domingos às 18h

Temporada de estreia on-line

Apresentações no YouTube através do link https://linktr.ee/relatos.amefricanos

Haverá bate-papos sobre a obra após cada apresentação.

Leia Também: São Paulo começa a vender ingressos para os desfiles do carnaval de 2022 nesta quarta