Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Governo do Estado do Ceará
Reprodução/Governo do Estado do Ceará

Grande cantor e compositor brasileiro, Antônio Carlos Belchior - ou apenas Belchior - faria 75 anos nessa terça-feira (26). Na década de 1970, ele se tornou um dos maiores nomes da música popular brasileira, conquistando reconhecimento internacional pela sua arte.  

Era um homem dotado de várias formas. Além das letras contundentes, Belchior também tinha muitas outras facetas. Era estudioso, falava muitas línguas e tinha um vínculo íntimo com o catolicismo. O cantor faleceu em 2017, aos 70 anos, vítima de um aneurisma da aorta. 

No intuito de celebrar seu aniversário e sua vida, relembre curiosidades sobre ele: 

1. Origens 

Belchior nasceu Antônio Carlos no dia 26 de outubro de 1946 no município de Sobral, no interior do Ceará. A cidade tem pouco mais de 210 mil habitantes e está localizada entre duas capitais brasileiras: Fortaleza e Teresina, capital do Piauí. 

2. Pessoal do Ceará 

O "Pessoal do Ceará" foi um importante movimento musical contemporâneo que consagrou diversos artistas nordestinos na década de 1970. Dentre os principais nomes estavam: Belchior, Fagner, Ednardo, Armelinha, entre outros.

3. Maiores Vozes 

Em 2012, Belchior apareceu na lista de "100 maiores vozes da Música Popular Brasileira", feita pela renomada revista The Rolling Stones Brasil. O cantor ocupou a posição 58. 

4. Religião 

Belchior já viveu em um monastério. Quando tinha apenas 16 anos, o cantor se mudou para Fortaleza, onde estudou em um colégio de padres e estudou filosofia. Depois disso, se juntou à uma comunidade de frades italianos, aonde aprendeu italiano e latim. 

5. Poliglota 

Como você já deve ter percebido, Belchior era um homem estudioso e dedicado. Tinha muito conhecimento, o que era refletido em suas letras. Ainda, o cantor dominava o português, o inglês, o francês, o espanhol, o italiano e o latim, se consagrando como um poliglota. 

6. Emicida

O rapper Emicida lançou em 2019 uma reinterpretação da música "Sujeito de Sorte", junto com as cantoras Majur e Pabllo Vittar, renovando a visibilidade dessa faixa, que, sem dúvidas, é um dos maiores sucessos de Belchior. 

Leia mais: Leomie Anderson compartilha vídeo fazendo sua própria maquiagem no NYFW

7. Medicina 

Antes de seguir carreira na indústria, Belchior havia sido aprovado na Faculdade Federal do Ceará, aonde cursava Medicina. Em 1971, ano que venceu o Festival Universitário da MPB, ele abandonou a academia e decidiu se dedicar a sua música. 

8. Família grande 

No total, Belchior tinha 21 irmãos, fruto dos dois casamentos de seu pai. No primeiro, ele teve 10 filhos. Já no segundo, teve os outros 12. 

9. "Alucinação"

A década de 1970 foi uma das mais importantes na carreira de Belchior. Ele se lançou em 1971, ao vencer a Festival Universitário de MPB, e se firmou como um grande artista  em 1976, com a estreia de seu segundo álbum de estúdio  "Alucinação". Nessa época já era considerado pela crítica como um compositor revolucionário e um dos maiores da música brasileira

10. "Como Nossos Pais"

Compositor impecável que era, Belchior escreveu uma das maiores canções da música brasileira: "Como Nossos Pais", eternizada na voz da gigante Elis Regina. 

Confira também a entrevista de Ana Cañas sobre seu EP com músicas regravadas do Belchior: 

Leia também: Saiba quem de 'Casamento às Cegas' ganhou mais seguidores na última semana