A Escola Porto Iracema das Artes, localizada em Fortaleza, retoma atividades presenciais na sexta-feira (5), dia em que se comemora o Dia Nacional da Cultura. Após meses de encontros remotos, a programação celebra o reencontro da escola com o público.
“Esse ano, a celebração do dia nacional da cultura é mais que um ato de resistência. No grave contexto nacional, é um ato de sobrevivência, oportunidade de expressar que o país vive e que os artistas sobreviveram”, destacou a professora e diretora de formação Bete Jaguaribe.
Leia também: Imortal: Fernanda Montenegro é eleita para Academia Brasileira de Letras
A programação tem início com a pintura do “Mural das Terroristas del Amor”, a partir das 10h, no pátio da escola. Às 17h, é possível acompanhar pelo Instagram o “Entre Telas Música”. A coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha conversa ao vivo sobre música brasileira com o cantor e compositor Rômulo Fróes.
A partir das 18h, acontecerá uma sessão com modelo vivo “COM FIGURA”, projeto idealizado por Flávia Rodrigues e Daniel Chastinet, que conta com a participação da artista Muriel Cruz. Atividade será realizada no pátio e contará com distribuição das publicações fotográficas do Instituto da Fotografia (IFOTO), além de homenagem às vítimas da Covid-19.
Leia também: Saiba quem são os Eternos, heróis da mais nova produção da Marvel Studios
O artista Rubéns Lopes conduzirá uma aula de danças africanas ancestrais, a partir das 18h30, em área localizada na frente da escola. Para fechar o dia, a partir das 19h, acontecerá a instalação audiovisual “Trilogia da Terra”, com obras do cineasta brasileiro Glauber Rocha, com a mediação de Lis Paim, coordenadora do Lab CENA15 e de Isaac Pipano, coordenador dos cursos básicos de audiovisual.
Todas as atividades seguirão protocolos de distanciamento social, como uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool em gel e utilização dos espaços abertos.
REDES SOCIAIS