Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Neste domingo (25), a TV Cultura exibe a 20ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A cerimônia da maior premiação do audiovisual brasileiro será comandada, ao vivo, por Adriana Couto, apresentadora do programa Metrópolis, e Renata Boldrini, jornalista especializada em cinema e apresentadora no canal Telecine. A transmissão pode ser vista a partir das 20h, na emissora, e canais digitais: site, YouTube, Facebook e Twitter.

Com o tema Preservação e a Memória do Audiovisual, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, que será remoto pelo segundo ano consecutivo por causa da pandemia, vai celebrar não apenas a Cinemateca Brasileira, que sofreu um incêndio em julho deste ano. O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

A premiação contará também com apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso, além das participações de Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine; Sérgio Sá Leitão, secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da Fundação Padre Anchieta - Rádios e TV Cultura.

"Pelo segundo ano consecutivo a TV Cultura e a Academia Brasileira de Cinema estão juntas para celebrar o melhor do audiovisual nacional. Foi um ano muito difícil para todos nós, pandemia, dificuldades de financiamento, salas de cinema fechadas, mas mesmo assim o cinema brasileiro segue vivo. Para nós da TV Cultura é um orgulho abrigar mais uma vez o Grande Prêmio. Especialmente neste ano, em que ele completa sua 20ª edição. Vida longa ao nosso cinema e a esse prêmio", afirma Enéas Pereira, diretor de Programação da emissora.

Leia Também: Ciclovia Musical acontece neste domingo (28) em parceria com o Museu da Energia de SP

Vencedores

A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.


Finalistas

Ao todo serão anunciados 32 prêmios em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Em um ano dedicado à memória, um Prêmio Especial de Preservação será concedido ao movimento que, liderado por profissionais de cinema, salvou a Cinemateca Brasileira do abandono, o S.O.S. Cinemateca - APACI.

O 20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é realizado pelo Ministério do Turismo e pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. Este ano, a premiação conta com o patrocínio da SABESP, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da PwC Brasil, que acompanha e faz a apuração da votação. O prêmio tem correalização da SPCine, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Leia Também: Músico pernambucano Otto estará no Metrópolis desta sexta-feira (26)