O engenheiro e pesquisador Rico Malvar foi o convidado do Provoca desta terça-feira (22). A conversa com Marcelo Tas debateu a posição do antigo cientista-chefe no maior laboratório da Microsoft Research, o combate às fake news e as responsabilidades sobre inteligência artificial.
O cientista de computação relatou o seu primeiro contato com a empresa de tecnologia. “Em 1997, eu estava vendo que a Microsoft estava fazendo algo bacana na área de voz e mídia. Naquela época, eu já falava: mídia vai virar digital e precisa de processamentos digitais. Eu sei fazer”, concluiu Malvar. Sem acreditar que teria retorno, decidiu enviar um e-mail ao diretor de tecnologia e foi selecionado para uma entrevista de emprego.
Assista ao trecho completo:
Vencedor do prêmio Jovem cientista da Fundação Marconi, Rico Malvar trabalhou na área de acessibilidade para desenvolver o aplicativo 'Soundscape', que auxilia deficientes visuais por meio de indicativos de som. A iniciativa tenta guiar as pessoas por sons que completam o mundo, diminuindo a impressão de que os fones de ouvido que comandam as direções.
Apesar dos avanços, a tecnologia ainda caminha por novas áreas. "Olha, ainda tem muito a ser feito", afirma o engenheiro. Para Malvar, a inteligência artificial ainda apresenta possibilidade de ajudar os seres humanos por meio de criações de acessibilidade digital, como, por exemplo, um sintetizador de voz para alguém que perdeu a fala.
Leia também: Fernanda Takai relembra morte do pai e conta história de música feita para ele
"A desinformação, uma informação que é incorreta de propósito para mudar a opinião das pessoas, é uma coisa muito séria e cada vez pior. E as pessoas têm uma certa tendência em acreditar.", relatou o cientista sobre o uso de tecnologia para disseminar fake news. Rico Malvar também explicou a nova parceria entre a Microsoft, os veículos de comunicação BBC e New York Times, o Twitter e a Adobe para marcar quem originou a mídia que é compartilhada, uma maneira de combater informações incorretas.
O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora, e canal do programa no YouTube.
Veja o programa completo:
REDES SOCIAIS