Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura estreia neste sábado (7), às 22h, o documentário inédito produzido pela emissora “Eu, a Viola e Deus”. Dirigido pelo cineasta, jornalista e escritor João Batista de Andrade, a produção retrata a vida e a obra do ator, cantor, compositor e apresentador Rolando Boldrin.

Com o título que vem de uma das composições do próprio Boldrin, “Eu, a Viola e Deus” apresenta a viagem do artista, um tanto solitária, na música e nas artes desde a infância, e suas conquistas nas diversas áreas da vida profissional. “Gosto muito do Boldrin e ele sempre emociona. O filme traz diversos momentos dessa emoção”, revela João Batista de Andrade.

O diretor comenta que aquilo que o atrai na vida e na obra de Boldrin é a sua capacidade criativa em muitas formas de atuar. “Cantor, compositor, apresentador e ator. E em tudo carrega no peito a criança revelada na dupla sertaneja com o irmão”, conta.

Leia também: ‘’May the 4th’’: Entenda por que se comemora o Dia de Star Wars em 4 de maio

O cineasta já dirigiu Rolando em dois filmes, e agora assina o documentário onde ele é o homenageado. “Boldrin é meu ator exclusivo. Ou quase. Está como um dos protagonistas em dois de meus filmes mais ambiciosos: o tenso ‘Doramundo’ (1978) e o épico ‘O Tronco’ (1998). Não por acaso, os dois filmes foram super premiados, inclusive com os prêmios de melhor ator”, relembra Andrade.

Após alguns anos longe do audiovisual, João Batista retorna com “Eu, a Viola e Deus”, na TV Cultura, local que já trabalhou entre os anos 1972 e 1974, como diretor de Especiais no programa diário Hora da Notícia, junto com os saudosos Fernando Pacheco Jordão e Vladimir Herzog. “A alegria maior, além do próprio Boldrin, foi retornar à TV Cultura como cineasta, depois de quase 40 anos”, diz o diretor.

Segundo ele, o documentário é muito importante como retrato da realidade social e cultural do Brasil. “Cumpre um papel crítico e de memória”, comenta João Andrade.

Leia também: Louis Leterrier assume como novo diretor de "Velozes e Furiosos 10"

“Eu, A Viola e Deus” conta com os depoimentos de diversas figuras que fazem parte da trajetória de Boldrin, como Patricia Maia Boldrin, Rosa Maria Boldrin e Adilson Boldrin, esposa, irmã e sobrinho do apresentador; dos amigos Aldo Pedersoli e Francisco Zeleskinar (Chiquinho); do sanfoneiro José Clovis Franco (Orelha); e do barbeiro Alfredo Gaspar dos Santos.