Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

A atriz Rosi Campos foi a convidada de Marcelo Tas no Provoca desta terça-feira (17). Além de seus múltiplos trabalhos no teatro e na televisão, a artista também é conhecida por interpretar a personagem Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum da TV Cultura.

Uma das leis mais debatidas no país nos últimos anos é a Lei Rounaet. Enquanto há artistas e políticos que atacam e alegam que artistas usufruem de maneira imprópria, muitos a defendem e afirmam que é um importante instrumento de fomento da cultura.

Durante a entrevista, a atriz defendeu essa política e disse que muitos ataques são feitos por falta de conhecimento.

“As pessoas não conhecem a Lei Rounaet. Um dia conversei com um taxista e expliquei que quando nosso projeto é aprovado, não ganhamos uma pilha de dinheiro. Não é assim que funciona. Temos que pedir ajuda para uma empresa e demora muito. A nossa prestação de contas é uma coisa absurda e surreal. É centavo por centavo”, explicou.

Leia também: Rosi Campos revela espanto com rápido sucesso de Castelo Rá-Tim-Bum: “Não existia certeza que daria certo”

Além disso, ela afirmou que a maioria das pessoas que desaprovam as políticas de incentivo à cultura não são sequer da área e pede mais conhecimento do setor.

A atriz ainda explicou as dificuldades dos produtores de teatro antes das políticas públicas. Empréstimos em bancos e acordos com gerentes eram muito comuns para fazer uma peça sair do papel e entrar em cartaz.

Assista ao trecho completo:

O Provoca é apresentado por Marcelo Tas e vai ao ar às terças, às 22h, na TV Cultura, site oficial da emissora e canal do programa no YouTube.

Assista ao programa completo: