Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @jovemdionisio
Reprodução/Instagram @jovemdionisio

Nas últimas semanas, a música “Acorda, Pedrinho”, da banda curitibana Jovem Dionisio, tomou conta das redes sociais. Após viralizar na plataforma de vídeos TikTok, a faixa, cujo lyric video conta com mais de 7 milhões de visualizações no Youtube, também entrou para o Top 50 Global do Spotify.

Mas essa não é a primeira vez que uma música viraliza no Brasil pelas redes sociais. Relembre outras oito músicas virais brasileiras:

1. Trem Bala

A canção de voz e violão da cantora Ana Vilela viralizou em 2017. A música ganhou inúmeras versões e regravações, além de ter virado tema de novela na televisão. Atualmente, o clipe de “Trem Bala” no Youtube tem mais de 225,9 milhões de visualizações.

2. Batom de Cereja

A música é da dupla sertaneja Israel & Rodolffo. O sucesso da faixa lançada em 2021 foi impulsionado pela participação de Rodolffo em um reality show da televisão aberta. Com a exposição, "Batom de Cereja" entrou para o Top 30 do Spotify Global em março de 2021 e atualmente conta com mais de 400 milhões de visualizações no Youtube.

3. Vai Malandra

A colaboração entre Anitta, Mc Zaac e Maejor, com produção de Tropkillaz e DJ Yuri Martins, foi lançada em 2017. O que mais chamou a atenção do público foi o clipe visual, dirigido pelo fotógrafo estadunidense Terry Richardson e gravado no Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Além das mais de 428 milhões de visualizações no Youtube, “Vai Malandra'' entrou no Top 50 Global dois dias após seu lançamento.

Leia também: Jessie J anuncia show único em São Paulo

4. Ai Se Eu Te Pego

A música do cantor sertanejo Michel Teló se consagrou como sucesso nacional e internacional. O clipe da faixa no Youtube contabiliza mais de 1 bilhão de visualizações, um recorde de views na plataforma para canções brasileiras. Em 2011, ano de seu lançamento, “Ai Se Eu Te Pego” subiu ao topo das paradas em mais de 20 países (tanto na América Latina quanto na Europa).

5. K.O.

Lançada em 2017 pela drag queen e cantora Pabllo Vittar, a música emplacou o carnaval do ano. A faixa foi impulsionada após viralizar na internet e se consagrou em paradas brasileiras, com a Billboard Brasil, Brasil Hot 100 Airplay e Brasil Hot Pop & Popular. Atualmente, o clipe de “K.O.” no Youtube contabiliza mais de 390 milhões de visualizações.

6. Bum Bum Tam Tam

A flauta característica do funk de MC Fioti também foi um sucesso nacional e internacional, conquistando lugares em diferentes paradas. A música de 2017 já conta com mais de 1,7 bilhão de visualizações no Youtube.

7. Por Supuesto

Assim como “Acorda, Pedrinho”, a canção da mineira Marina Sena ganhou destaque após viralizar nas redes sociais, especialmente no TikTok. “Por Supuesto” foi lançada oficialmente no final de 2021 e atingiu o topo da parada Viral Global do Spotify. O clipe no Youtube tem mais de 31 milhões de visualizações.

8. Malvadão 3

A música do rapper Xamã também foi impulsionada pela rede social de vídeos TikTok, na qual inúmeras danças e trends foram criadas para a faixa. Lançada em 2021, a música conta com mais de 209,7 milhões de visualizações no Youtube e atingiu o Top 48 Global no Spotify e o Top 1 no Brasil.

Leia também: Johnny Depp e Amber Heard: Júri retoma deliberação do caso nesta terça-feira (31)