Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Ainda que muitas pessoas prefiram buscar filmes estadunidenses, com as grandiosas produções Hollywoodianas, o cinema brasileiro é um dos maiores do mundo e já passou por fases importantes desde que começou a rodar os primeiros curtas em 1896, no Rio de Janeiro. 

Entre os movimentos mais marcantes da história do país está o Cinema Novo, que compreendeu o período de 1960 a 1970, com o qual foram produzidos consagrados filmes brasileiros de grande repercussão internacional.

1 - Cidade de Deus (2002)

Cidade de Deus é um filme de ação brasileiro, uma adaptação roteirizada por Bráulio Mantovani a partir do livro de mesmo nome escrito por Paulo Lins. Foi dirigido por Fernando Meirelles, codirigido por Kátia Lund e estrelado por Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino e Alice Braga.

O filme é considerado um dos mais importantes de todos os tempos, sendo enaltecido pela crítica especializada, que, em geral, enfatizou suas qualidades artísticas e estéticas. O longa representa o marco final no período de reflorescimento da produção cinematográfica brasileira, conhecido como "cinema da retomada". 

Foi lançado no Brasil em 30 de agosto de 2002, acumulando um público total de mais de três milhões de espectadores. Mudou o paradigma do cinema brasileiro ao ser o único até agora a receber quatro indicações ao Oscar, nas categorias de melhor diretor, melhor roteiro adaptado, melhor edição e melhor fotografia.

2 - Tropa de Elite (2007)

Tropa de Elite é um filme policial com o gênero drama/suspense, dirigido por José Padilha, que também escreveu seu roteiro, com Braulio Mantovani e Rodrigo Pimentel, e produziu com Marcos Prado. Tem como tema a violência urbana na cidade brasileira do Rio de Janeiro junto com a ajuda do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. O filme recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008. 

3 - Que horas ela volta? (2015)

Que Horas Ela Volta?, do gênero drama, escrito e dirigido por Anna Muylaert. O filme é protagonizado por Regina Casé e trata dos conflitos que acontecem entre Val, uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. 

Em dezembro de 2015, foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americana, National Board of Review. No mesmo mês foi eleito o melhor filme do ano e entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

4 - Bacurau (2019)

Dos gêneros drama, faroeste, terror psicológico, fantasia e ficção científica, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Foi produzido por Emilie Lesclaux, Saïd Ben Saïd e Michel Merkt e estrelado por Sônia Braga, Udo Kier, Silvero Pereira e Bárbara Colen.

A produção conquistou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019, tornando-se o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no certame geral — após O Pagador de Promessas  de Anselmo Duarte.O filme foi selecionado para mostras principais de festivais prestigiados mundialmente, como o Festival de Nova York (NYFF), Festival de Havana, Festival du Nouveau Cinéma de Montreal, Festival de Cinema de Munique, Festival de Cinema de Sitges e outros. Além disso, o filme foi indicado a diversas categorias do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e do Prêmio Guarani de Cinema Brasileiro.

5 - Marighella (2021)

Com direção de Wagner Moura, o filme segue uma parte da biografia de Carlos Marighella, amplamente conhecido como o guerrilheiro que combateu a ditadura militar no Brasil durante os anos 60. Cercado por guerrilheiros 30 anos mais novos e dispostos a reagir, o líder revolucionário escolhe ir à luta. Marighella era político e escritor, o filme mostra sua trajetória no Brasil, com sua família e com seus companheiros de luta, e como, seu movimento de guerrilha deu início a um processo de diretas no país.

O 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro revelou sua lista final de indicados. Lançado em 2021, Marighella briga por 17 troféus na premiação, incluindo Melhor Longa-metragem de Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-metragem (Wagner Moura) e Melhor Ator (Seu Jorge e Bruno Gagliasso). Seu Jorge, ainda, recebeu o prêmio de “Melhor Ator” que durante o Bari International Film Festival.