Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @cacocardassi
Reprodução/ Instagram @cacocardassi

Caique Cardassi, mais conhecido como "Caco", é um paulista de 30 anos, e dono do maior canal do mundo sobre Harry Potter, o Caldeirão Furado. Com 1,43 milhão de inscritos e chega a ter mais de cinco milhões de visualizações por mês.

Leia mais: Entenda a ligação entre as franquias “Animais Fantásticos” e “Harry Potter”

Caco cresceu junto com a saga mas não se apaixonou logo de início. “Meu primeiro contato foi muito cedo, foi pelos livros e não pelos filmes, tinha entre oito e nove anos. Quando eu li, não sabia que o que eu estava lendo era Harry Potter”, pontua. “Os meus pais se separaram e eu fui morar com meus avôs e isso acabou influenciando na escola, minhas notas começaram a cair, ia para escola e nem abria o caderno. Meu avô foi chamado na escola e fiquei de castigo, não podia sair para brincar na rua, não podia assistir TV e nada do tipo. Meu avô falou que eu precisava melhorar minhas notas”.

O youtuber conta que o avô o presenteou com Harry Potter e a Pedra Filosofal, que foi o primeiro livro da saga. “Ele comprou uns livros pra mim, entre esses livros tinha Harry Potter e a Pedra Filosofal, mas não li ele inteiro e nem cheguei até a metade. Era um pouco difícil de entender pra mim porque os nomes eram estranhos, eu lia como estava escrito”.

Caco só foi se interessar pela saga após assistir o primeiro filme no cinema com sua irmã.

“Assistindo o filme tive a sensação que já vi isso em algum lugar e eu descobri que era do livro, gostei muito do filme e decidi terminar de ler. O livro era bem diferente e descobri que já tinha outros da saga, se eu não me engano já tinha lançado o 4º. Desse momento em diante, nunca mais saiu da minha vida”.

Inicio do canal

O influenciador disse que não planejou criar o canal Caldeirão Furado. “Na época do Orkut eu tinha comunidade, tinha um perfil que era chamado ‘O Harry Potter’ e eu administrava como se fosse o próprio Harry. A galera sempre postava as mesmas coisas nos grupos, repetitivas e tinha tantas informações legais para falar sobre o assunto, comecei a fazer postagens diferentes e a galera curtiu”.

Um homem gostou de suas publicações, o chamou para participar de um quadro sobre Harry Potter em seu canal e ver se iria dar certo. “Eu não tinha equipamento e nem sabia como fazer essas coisas. Gravei o primeiro vídeo com um celularzinho, escrevi o roteiro manuscrito mesmo e mandava para ele editar”.

O quadro foi bem aceito e passou a ser o conteúdo oficial do canal. “Ele continuava na edição e começou desse jeito, depois ele acabou saindo e eu assumi o Caldeirão Furado. Quando comecei a fazer o quadro, o canal tinha em torno de 2 mil inscritos”.

Ele relata que seu trabalho de pesquisa sobre seus conteúdos acontecem naturalmente pois ele viu sobre Harry Potter ao longo de sua vida, além de fóruns que participa e fãs escrevem informações sobre o mundo bruxo.

“Quando falo para a galera que eu respiro Harry Potter, é verdade isso, faz parte da minha vida. Então as coisas acabam acontecendo de forma natural quando estou pesquisando, quando estou criando tema para vídeo” declara ele.

Em março de 2020, a autora de Harry Potter, J.K. Rowling, respondeu uma postagem dele no Twitter e disse que ele é um “bruxo muito talentoso”. “Foi uma sensação muito boa, foi a pessoa que criou o mundo que eu sou apaixonado, que é o mundo bruxo, um universo que me acolheu”.

O fã do universo bruxo ainda espera que futuramente sejam produzidas séries originais da saga. “É a era do streaming, tem tanta coisa acontecendo, seria muito legal ver uma produção original de Harry Potter, assim como a do Senhor dos Anéis e Percy Jackson que estão sendo feitas. Acho que seria um presente muito merecido para os fãs”.

O youtuber relata que aos 18 anos trabalhava na aeronáutica, período de lançamento da Relíquias da Morte parte 2, e no dia da estreia do filme ele faltou no quartel para ir assistir. Além de ficar horas na fila do cinema para conseguir ver os filmes da saga, que na época não tinham cadeiras numeradas e era apenas por ordem de chegada.

O mundo bruxo o ajudou a enfrentar muitos momentos difíceis de sua vida. “Lembro eu assistindo, consumindo coisas de Harry Potter, jogando que seja, era uma coisa que eu me sentia parte e fugia da realidade. Era esse refúgio, esse conforto, acho que a maioria das histórias tem isso para as pessoas”.

Ele ainda revela que o personagem Sirius Black, padrinho de Harry Potter na saga, é quem ele mais se identifica.

“Sou meio a ovelha negra da família. Sou muito diferente em vários aspectos da minha família e isso por muito tempo foi motivos de brigas. Meu pai falava pra ir ver futebol e eu nunca gostei, meus irmãos que eram assim e eu gostava de arte, música e desenho. Então sempre fui bem diferente deles e até hoje sou, mas quando você é mais novo e acaba dependendo isso é motivo de conflitos, mas gosto muito de ser diferente deles e gosto muito de me identificar com Sirius Black”.

O paulista já visitou o ‘Wizarding World of Harry Potter’, que é o parque temático da saga localizado em Orlando, Flórida, e conta como a experiência foi incrível para ele.

“Sensação única, realização de um sonho da vida, costumo dizer que realmente é indescritível, parece clichê mas eu acho que só pisando lá para realmente saber como é, não dá para expressar em palavras. É muito singular para cada um, muito único, com as histórias dos livros já é assim, todo mundo tem uma coisa que é muito singular com o universo de Harry Potter e parece que estar no parque é a materialização disso, e como vai manifestar em cada pessoa é diferente, mas acho que é unânime que todo mundo que vai fala que é mágico e indescritível”.

Caco será pai em breve
mas afirma aos fãs do canal que não pretende diminuir o ritmo de seus vídeos com a chegada de seu bebê, e já pensa em novos projetos. “Vou continuar como está, faço tudo muito bem planejado, uma vez ou outra as coisas acabam saindo do previsto porque é a vida real e não somos robôs. Meus conteúdos são com dois ou três meses para frente de planejamento sempre, então a ideia é manter normal e também tenho outros projetos que quero colocar em prática na internet, não quero ficar só com o Caldeirão Furado”.

Leia também: Cinco easter eggs entre Harry Potter e Animais Fantásticos